sábado, 20 de abril, 2024
Início Cases de sucesso SKA auxilia pesquisa sobre produção de energia elétrica de aluna da UFRGS

SKA auxilia pesquisa sobre produção de energia elétrica de aluna da UFRGS

0

O ambiente acadêmico é de muita descoberta e aprendizado, laboratórios de pesquisa se tornam verdadeiras incubadoras tecnológicas, enquanto os alunos têm a oportunidade de colocar em prática projetos criativos e inovadores. É importante que todos estejam preparados para encarar o mercado de trabalho e o contato com softwares que são referência durante o seu aprendizado é o caminho para isto. 

Um dos principais pilares da SKA está, justamente, no âmbito educacional. Somos a única revenda brasileira com uma equipe dedicada à área acadêmica, com soluções que entregam o aprendizado necessário para que o aluno saia preparado para enfrentar os mais diversos desafios. 

Sabemos que novas tecnologias surgem a todo momento. A SKA acompanha a evolução constante das indústrias, mas sabemos que é necessário que as instituições de ensino também estejam atualizadas. Pensando nisso, desenvolvemos parcerias com estas instituições, mantendo alunos e professores qualificados e capacitados com o que há de mais avançado no mercado. 

A SKA possui professores capacitados e experientes, que levam casos reais da indústria para a sala de aula. Conheça mais clicando aqui

Novos cenários para a pesquisa acadêmica 

No contexto da pandemia que se instaurou em 2020, muitos projetos que envolviam etapas práticas de elaboração precisaram ser temporariamente pausados. Foi o caso do projeto de mestrado da Silvana Ramos, que tinha como objetivo desenvolver o design de pás otimizado para microturbinas de eixo horizontal, com o intuito de produzir energia elétrica. 

Durante seu ensino técnico na Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo/RS, Silvana teve seu primeiro contato com o software SOLIDWORKS. A escola técnica possui o pacote acadêmico para aplicação de cadeiras práticas, como no caso da disciplina de modelagem 3D, que a Silvana cursou. 

A pesquisadora do Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltou a ter contato com o SOLIDWORKS durante a sua graduação em design de produto. Atualmente, em seu mestrado, Silvana estuda o desenvolvimento do design de pás otimizado para microturbinas de eixo horizontal, com o objetivo de produzir energia elétrica. Para isto, contou novamente com a ajuda do SOLIDWORKS

Como o SOLIDWORKS auxiliou na pesquisa 

Com a pandemia que surgiu no início de 2020, a universidade em que a pesquisadora desenvolve seu projeto restringiu o acesso aos computadores, em razão das medidas de distanciamento social. Isto gerou um atraso no processo de desenvolvimento dos modelos que Silvana estava produzindo. 

Não ter o SOLIDWORKS dificultava a modelagem CAD 3D das pás, que precisava ser feito por meio do recurso de curvas por coordenadas.  Este recurso confere mais precisão na hora de transferir o projeto bidimensional para tridimensional. 

“Na modelagem das pás, no método utilizado na minha pesquisa, as pás são divididas por segmentos e em cada seção há um perfil aerodinâmico bidimensional. Antes de iniciar a modelagem CAD, foi necessário dimensionar estes perfis, considerando as coordenadas XYZ, para o tamanho da pá desejado. Além destas questões, eu precisava encontrar conteúdos/tutoriais disponíveis on-line para me auxiliar na hora da execução da modelagem. O SOLIDWORKS atende estes pontos e acredito que é um software completo, um dos melhores do mercado.” 

SKA no fomento à pesquisa

Quando entrou em contato com a SKA, era este cenário que a pesquisadora tinha à sua frente: trancar o curso e aguardar até que fosse possível a retomada do trabalho de campo. E nós entendemos que todos sairiam ganhando com a disponibilização de uma licença temporária para que ela conseguisse concluir seu trabalho. 

Este caso sustenta o propósito da SKA, mostrando que estamos no caminho para transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável, seja em sala de aula, no ambiente de trabalho ou fomentando este tipo de pesquisa, que só tem a contribuir com o futuro da indústria.

A SKA pode ajudar você e a sua instituição de ensino a chegarem na frente. Preencha o formulário abaixo. Nossa equipe dedicada exclusivamente a soluções educacionais entrará em contato!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui