quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Produtos SIMULIA Abaqus: como funciona a pré-carga de parafusos em aplicações industriais para...

SIMULIA Abaqus: como funciona a pré-carga de parafusos em aplicações industriais para validação do projeto empregando FEA

0

Um parafuso conecta uma região de um componente de montagem a uma região em outro componente com uma carga de parafuso especificada. No post de hoje, vamos falar sobre como funciona o processo de pré-carga.

Neste exemplo, a carga gera um carregamento de tração imprescindível com o objetivo de manter os componentes em conjunto. Sendo assim, se o componente for tracionado com uma carga menor que a pré-carga, não haverá uma separação entre as partes, por exemplo.

Entretanto, é comum aplicar uma pré-carga de até 90% da resistência de prova do parafuso, o que pode ser uma carga um tanto quanto alta para a estrutura. Assim, torna-se necessário entendermos qual a influência dessa pré-carga nos componentes que estão sendo fixados.

A ferramenta SIMULIA Abaqus possui uma aplicação virtual para parafusos e para carregamentos de parafusos. Isso significa que o usuário não precisa modelar explicitamente um parafuso para ter esse entendimento estrutural da pré-carga.

Além disso, há recursos que podem replicar as configurações dos parafusos para outras furações, ou seja, se você tem centenas de furos e precisa utilizar parafusos dentro do software, você poderá criar um e utilizar a ferramenta de replicação para aplicar o mesmo parafuso em outras furações idênticas.

No vídeo abaixo, demonstramos como configurar um parafuso virtual, replicar ele para as demais furações, aplicar pré-carga e pós-processar as tensões provenientes desse carregamento.

Preencha o formulário abaixo e conheça as soluções de simulação da SKA para a sua empresa:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui