sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Eventos SAE Baja: SKA auxilia no rendimento de equipes

SAE Baja: SKA auxilia no rendimento de equipes

0
SAE Baja: SKA auxilia no rendimento de equipes

Incentivar alunos de engenharia a trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas: é essa a proposta do projeto Baja SAE – uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto.

Cada equipe tem como finalidade projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto – termo utilizado para designar carros onde há espaço apenas para uma pessoa, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O desafio ocorre uma vez por ano em várias etapas divididas por região e abrangência. Dentre os competidores, equipes patrocinadas pela SKA falam de seu desempenho na edição 2012.

Para a chefe do setor de Engenharia do Produto da Universidade Federal de São João Del Rei, Tamires Heleno, a participação da SKA foi importante no processo. “Através do curso oferecido pela SKA, todos os setores hoje, tem autonomia para realizar seus próprios desenhos, e temos duas pessoas da equipe responsáveis pelos desenhos mais complexos, ressaltando que o aprendizado dos mesmos foi pelo curso SKA”, afirma.

Outra equipe com bons desempenhos no âmbito geral foi à equipe da UFSCar. Segundo representante da instituição, Willian Carvalho as metas de alcançar um futuro campeonato mundial são frutos do conhecimento adquirido por meio do conhecimento obtido de seus patrocinadores.

“Com todo o aprendizado adquirido em todas essas competições e com a ajuda dos novos patrocinadores, a equipe busca sua excelência, para que assim, consiga ser destaque nas duas etapas e sua classificação para o mundial” ressalta Willian.

Na edição 2012, a Baja Komiketo UFSJ alcançou a 5ª colocação geral dentre 27 equipes participantes. “Vale ressaltar que a Komiketo conseguiu a segunda posição nas provas ‘Apresentação de Projeto’ e ‘Enduro de resistência’, sendo que essas duas provas correspondem a 70% do total da competição”, lembra Tamires. “A Equipe é extremamente grata à SKA pela ajuda”, finaliza a chefe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui