quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Cases de sucesso ROMI atinge 80% de eficiência da produção com a implantação do SYNECO

ROMI atinge 80% de eficiência da produção com a implantação do SYNECO

0

Como aumentar a produção sem também aumentar os custos? A compra de maquinário e a contratação de mais funcionários tornam o espaço e o dinheiro questões mandatórias para que se tornem possíveis tais mudanças. Uma empresa experiente sabe disso. Com mais de 90 anos de mercado, a ROMI, fabricante de máquinas e equipamentos industriais, fornece para os mais variados setores da indústria e tem renome internacional, já que seus produtos são consumidos tanto no mercado nacional quanto no internacional.

A ROMI trouxe à SKA o seu desejo e necessidade de aumentar a eficiência em uma de suas plantas, responsável pela produção de carenagens e proteções (chaparia) para as máquinas de ferramentas e processamento de plástico. A solução adquirida foi o software SYNECO, um sistema de gestão MES que controla e monitora a produção em tempo real, através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE).

O projeto foi dividido em cinco etapas: corte a laser; dobradeiras; soldagem e rebarbação; tratamento e pintura eletrostática; e ajustes e montagem. Houve uma parceria entre as equipes da SKA e ROMI para a integração dos softwares de programação a laser (Expert; Manager e Lantek; Intranet – Portal e Oracle). A integração com ERP da ROMI também foi executada pela SKA.

Os ganhos já estão sendo notados pelo engenheiro responsável, Douglas Tavares, que comenta: “Antes da implantação do software, não tínhamos uma visão em tempo real do andamento das ordens de produção, bem como o status de cada recurso produtivo e as interrupções que havia no processo produtivo. Nossa eficiência era sempre abaixo de 70% e, pós-implantação, estamos no patamar acima de 80% e com visibilidade global”.

O SYNECO é um sistema de gestão MES desenvolvido e disponibilizado exclusivamente pela SKA, que mede a eficiência global dos processos da fábrica. A comunicação é adaptada ao fluxo já existente dentro da empresa para que haja eficiência e a produção esteja de acordo com a real capacidade produtiva.

O gestor de projetos Thiago Bloss cita sobre o trabalho feito na ROMI: “foram identificados as restrições e paradas que ocorrem durante o processo produtivo, e isso permitiu que a ROMI realizasse projetos de melhoria contínua ‘Lean Seis Sigma’, identificando quais variáveis afetam a saída dos processos para otimizar o OEE da fábrica”.

Se interessou e quer saber mais sobre o SYNECO e como ele veio para ajudar empresas a produzirem de forma transparente, efetiva e sem desperdícios? Acesse www.syneco.com.br e vamos conversar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui