quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Cases de sucesso O que faz um bureau de manufatura aditiva? Conheça o SENAI CIMATEC

O que faz um bureau de manufatura aditiva? Conheça o SENAI CIMATEC

0

Da prototipagem às peças de uso final, a manufatura aditiva tem se tornado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Sinônimo de impressão 3D, em que o método aditivo de construção substitui o método subtrativo da usinagem, por exemplo, a manufatura aditiva vem ampliando as possibilidades da prestação de serviços, ao passo em que algumas empresas se especializam nesta área.

É o caso do bureau SENAI CIMATEC, localizado em Camaçari, na Bahia, que inaugurou o seu Centro de Manufatura Aditiva em 2021 em parceria com a HP e a SKA – revendedora exclusiva de manufatura aditiva da HP no Brasil. Referência nacional na área de projetos de pesquisa aplicada, o SENAI CIMATEC presta serviços tecnológicos para a indústria a partir do seu centro universitário.

Uma das empresas que utiliza os serviços do local é a Yoface, a primeira marca brasileira de óculos impressos em 3D. E não, eles não fazem protótipos ou modelos: os óculos saem prontos para a casa do cliente. Quer saber como? Confira no vídeo abaixo:

Impulso à indústria

O SENAI CIMATEC completou 20 anos em 2022, tendo como missão o fomento do desenvolvimento industrial e o apoio à sociedade nos mais diversos setores. A instituição surge justamente com o objetivo de impulsionar a indústria, aumentando a competitividade tanto em nível nacional quanto internacional.

Em muitos casos, fabricar pelos métodos tradicionais (como por usinagem e injeção) pode se tornar oneroso e não trazer o retorno financeiro esperado. Um bureau de manufatura aditiva é uma resposta a empresas que ainda não possuem demanda o suficiente para terem um recurso de impressão próprio, assim, elas não precisam arcar com custos operacionais e de implantação de novas tecnologias.

Processo colaborativo

Mas a parceria que o SENAI CIMATEC presta às empresas que estão incorporadas ao seu ambiente vai muito além de uma prestação de serviço padrão, que contam com início, meio e fim totalmente “engessados”. Toda a construção da necessidade do cliente é customizada e discutida entre as equipes de Engenharias do bureau e da empresa que procura este tipo de cooperação para solucionar os seus problemas.

Por sua vez, a parceria com a SKA também evidencia uma troca de experiências e aprendizados; o suporte prestado, desde o momento da aquisição, passando pela implantação e pelos treinamentos, faz com que as possibilidades sejam potencializadas, melhorando continuamente a sua prestação de serviço.

O SENAI CIMATEC apoia empresas e startups em todas as etapas de seu desenvolvimento, desde a concepção do produto, passando pelas simulações e manufatura aditiva propriamente dita, até etapas posteriores, como o pós-processo, acabamento, testes e metrologia. O bureau atende a empresas dos mais diversos segmentos, como é o caso da Yoface.

Sustentabilidade e inovação foram diferenciais para a Yoface optar pela impressão 3D

Segundo Ivan Cavilha, CEO e fundador da Yoface, uma das principais dúvidas, ao optar pela impressão 3D, era relacionada à qualidade do produto final. “Fizemos muitas pesquisas, e chegamos à conclusão de que o a entrega é de uma qualidade altíssima. Quando soubemos do bureau de manufatura aditiva, imediatamente nos candidatamos a estar aqui, construindo esta parceria. Hoje, usufruímos desta estrutura maravilhosa, e entregamos ao mercado ótico brasileiro um produto impresso de alta qualidade, ecologicamente sustentável, com inovação e tecnologia”, afirma Ivan.

Como você acompanhou pelo vídeo, a tecnologia utilizada pela Yoface faz com que o produto que sai da impressora, após o pós-processamento, esteja pronto para o uso do cliente. Isto só é possível devido à tecnologia HP Multi Jet Fusion, que possibilita a produção de peças de uso final resistentes e flexíveis.

Além disto, as tecnologias da HP permitem um melhor aproveitamento de material, já que permitem que peças com geometrias iguais ou distintas sejam produzidas em um único lote, no mesmo ciclo de impressão. A produção sob demanda foi outra característica que levou a Yoface a escolher a impressão 3D como método de fabricação; desta forma, a empresa não necessita de um estoque físico para os seus produtos.

E você, já conhecia todas estas possibilidades para a manufatura aditiva? Os nossos especialistas em impressão 3D podem te ajudar. Entre em contato pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

Para entrar em contato com o bureau, envie um e-mail para [email protected] ou acesse www.senaicimatec.com.br e saiba mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui