quinta-feira, 18 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Mesal reduz cerca de 270h de trabalho mensais com uso de soluções...

Mesal reduz cerca de 270h de trabalho mensais com uso de soluções integradas da SKA

0

Você já parou para pensar que a Engenharia da sua empresa pode ser uma integradora de soluções? Dizer que “é preciso estar sempre atualizado” é praticamente redundante nos dias de hoje; afinal, quem não se atualiza não se destaca. Mas dê um passo a mais: pense em como as tecnologias podem conversar entre si e encontrar soluções disruptivas para problemas conhecidos das empresas.

É o caso da Mesal, empresa especialista no ramo de máquinas e equipamentos para linhas de envase, movimentação e paletização. A empresa, que surgiu em 1980, possui softwares para cada uma de suas necessidades, utilizando soluções CAD (SOLIDWORKS), CAM (EDGECAM e Lantek), gestão de documentos (SOLIDWORKS PDM) e do chão de fábrica (SYNECO), além da criação de projetos elétricos (QC).

Confira no vídeo abaixo a entrevista que a SKA realizou com a Mesal:

A integração entre os sistemas gerou uma economia para a Mesal de cerca de 270h mensais entre o cadastro de itens e a estruturação dos produtos. Além disto, o fluxo de informação da Engenharia que, anteriormente, era baseado na troca de informações entre usuários de forma manual, foi automatizado, proporcionando mais autonomia e controle. Assim, foi possível alcançar uma redução de 40% no tempo de cadastro de novos itens.

Atualmente, com o uso do EDGECAM, foi possível identificar alguns ganhos na produção. Em um dos casos citados pela empresa, por exemplo, um programador experiente levaria cerca de 16h para fazer uma peça que, hoje, é possível programar em 20 minutos e executar em 6 horas. Em outra situação, em que a programação e a produção costumavam levar até 4h, o tempo foi reduzido para 55 minutos.

Com o uso do Lantek, a Mesal obteve ganhos na qualidade das peças e nos tempos de processo, da programação à execução. Como o software possui um gerenciador de retalhos, a utilização dos materiais se tornou mais eficiente, minimizando o desperdício de matéria-prima.

A SKA acompanhou grande parte da evolução tecnológica que ocorreu ao longo dos anos na Mesal. Assim, as necessidades e desafios também foram acompanhados de perto pela equipe, que mapeava os objetivos da empresa e construía, em conjunto com a Engenharia do cliente, a solução que melhor se alinhava com as suas expectativas de futuro.

É de se imaginar que, sem a integração entre todas estas soluções, seria muito mais trabalhosa a realização de qualquer projeto de Engenharia. Porém, com o auxílio da equipe de especialistas da SKA, que observou que o potencial da empresa poderia ser expandido com a utilização de soluções mais assertivos, a Mesal conseguiu obter o destaque e a evolução que almejavam.

“Para atingir qualquer resultado, não basta só investir nas ferramentas: é necessário ter pessoas que pensem e transformem essas ideias em ação, além de um ambiente favorável a isto. Para nós, tudo isso só foi possível graças à abertura da empresa a essas ideias e à nossa equipe. Cada um que se envolveu com esses softwares somou uma parcela nos nossos resultados. Tenho certeza de que novos desafios virão e, com eles, novas oportunidades de desenvolver soluções ainda melhores, que nos tornem mais eficientes e nos permita continuar a crescer.” Jonathan Dendena, coordenador de Engenharia de processos da Mesal.

E a sua empresa, está explorando da melhor forma as possibilidades da sua Engenharia? Conte com a SKA para estar sempre à frente! Entre em contato pelo e-mail [email protected] e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui