sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Cases de sucesso Menos retrabalho, mais ganhos: veja como o Grupo Lopas se mantém como...

Menos retrabalho, mais ganhos: veja como o Grupo Lopas se mantém como referência no setor moveleiro de Ubá

0

Automatizar processos, em qualquer indústria, é sinônimo de ganho de tempo e de menos retrabalho. Pensando em se tornar cada vez melhor no que já faz com excelência, o Grupo Lopas percebeu que precisava agilizar processos de projeto se quisesse continuar como uma das empresas líderes do setor moveleiro da região de Ubá, em Minas Gerais. Localizada precisamente no município de Rodeiro, a Lopas tem 35 anos de mercado, sendo referência no setor tanto no Brasil quanto no exterior. 

Com uma equipe de desenvolvimento composta por projetistas, analistas e marceneiros, o propósito do trabalho é unir o melhor resultado conciliando tecnologias de construção do produto e agilidade produtiva, além de baixo custo, com alta qualidade. “Até meados de 2015, produtos eram criados sem projeto, feitos direto a mão, sem passar por nenhuma análise em software. Isso ocasionava diversos erros por falta de documentação essencial que um projeto demanda. Não tínhamos histórico de projeto nem documentação de produto disponível no chão de fábrica”, relata Gabriel Juste, coordenador de desenvolvimento de produto do Grupo Lopas.  

Quando o SOLIDWORKS CAD 3D começou a ser usado, os projetos puderam ser entregues em prazos mais curtos e com mais precisão. A equipe interna desenvolveu um fluxo de trabalho otimizado, criando padrões com os recursos ágeis que a ferramenta oferece. 

Porém, até então, toda a comunicação entre os setores ligados ao desenvolvimento (engenharia, PCP, compras, comercial e produção) era feita de forma manual, com impressões de documentos e um grande número de envio de e-mails. Isso gerava um grande desgaste e inúmeras correções por conta de erros de comunicação. 

Para se alinhar às últimas tecnologias do mercado, e com cada vez mais projetos e oportunidades tanto no Brasil quanto no exterior, a SKA se tornou parceira do Grupo Lopas para o fornecimento da atualização do SOLIDWORKS e na implantação do SOLIDWORKS PDM, solução para gestão de documentos, que evita arquivos em duplicidade, tornando fácil a localização dos dados de engenharia na versão correta. O Grupo Lopas deixou de se comunicar entre setores de forma manual, o que tornou todo o fluxo de trabalho atualizado em tempo real, sem erros de comunicação e sem inúmeras impressões de documentos. 

“Otimizamos processos de criação de projetos, impressão de documentação, comunicação entre setores, registros de histórico de projetos. Agora, é possível prevermos possíveis erros de construção antes da montagem física do produto e também podemos revisitar antigos projetos, já que temos todos os produtos documentados de forma digital, estudando melhorias para próximos lançamentos”, complementa Gabriel Juste. 

Quer saber mais de como o SOLIDWORKS PDM e a SKA podem ajudar o seu negócio? Veja mais casos de aplicação da soluçãoacesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui