quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Cases de sucesso INMES automatiza programação CNC com uso do Edgecam

INMES automatiza programação CNC com uso do Edgecam

0

A INMES INDUSTRIAL foi fundada em 1993, idealizada pelos seus três sócios fundadores, na época denominada Indústria de Máquinas Especiais, cujas iniciais formam o nome INMES. Em junho de 1995, ampliou o seu negócio, passando a produzir uma linha específica de produtos, direcionada para alguns mercados que estavam despontando na época. Adotou uma produção seriada de máquinas e acessórios para corte e grampeamento de perfis de madeira, alumínio e plástico, grampos e sistema portáteis de exaustão, atendendo aos mais exigentes fabricantes de móveis e outros segmentos que utilizam suas máquinas. 

Focada em oferecer cada vez mais tecnologia e inovação no desenvolvimento de novos produtos, e notando a dificuldade em manter um ciclo de programação eficiente por programar manualmente suas máquinas CNC, resolveu investir no software EDGECAM. Essa ferramenta é capaz de padronizar estratégias de usinagem, permitir a reutilização das melhores operações e ciclos em novos trabalhos, além de otimizar caminhos das ferramentas, reduzir o tempo de programação e criar ciclos avançados de desbaste e acabamento. 

Com a instalação do EDGECAM, a INMES otimizou a programação CNC de manual para automatizada, gerando ganhos significativos no tempo de programação das peças. “Como histórico, tivemos uma redução de 18% no tempo de usinagem das peças que já fabricávamos, apenas refazendo o programa CNC com o auxílio do EDGECAM. Este percentual gerou uma redução anual de 1.230 horas no uso das máquinas com as peças de linha. Replicando o ganho em percentual para as novas peças, temos ainda uma redução de 820 horas, totalizando uma redução total de cerca de 2.050 horas no uso das máquinas”, cita o engenheiro Eduardo Bonetti.  

Além disso, também foi possível melhorar o acabamento das peças durante a usinagem, já que há a opção de controle otimizado de entrada e saída de canal, podendo especificar uma distância de aproximação e saída diretamente no ciclo. Esta função permite um melhor acabamento em pontos específicos, não sendo mais necessário que as peças passem por outros processos após a produção, devido à programação computadorizada que transformou a usinagem em um processo mais rápido e seguro.  

São 27 anos de tecnologia a serviço da arte, inovação e criatividade no desenvolvimento de novos produtos que solucionam problemas práticos de produção, sendo esses os diferenciais da INMES em relação aos demais concorrentes. Atualmente, ela fornece máquinas e equipamentos para todo o Brasil e exporta para vários países como EUA, Inglaterra, Austrália, México, África do Sul, Peru, Chile e Argentina. E com o auxílio do EDGECAM, a INMES reduziu custos com tempo de usinagem, mantendo seus produtos com preços competitivos e se posicionando cada vez melhor, junto aos seus clientes.  

Quer saber como o EDGECAM pode ajudar a sua empresa a otimizar a programação CNC? Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui