sábado, 20 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Descubra como a iGUi Progeu eliminou problemas de empenamento com o SOLIDWORKS...

Descubra como a iGUi Progeu eliminou problemas de empenamento com o SOLIDWORKS Plastics

0

A iGUi é a maior rede de franquias de piscinas em fibra de vidro, precursora desse mercado no mundo e está presente em mais de 40 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí, no interior do Rio Grande do Sul, em 1995 e, em 2000, estabeleceu sua nova sede e polo industrial no interior de São Paulo. Possui uma equipe de engenharia altamente capacitada, trabalhando de maneira multidisciplinar, não atendendo somente ao desenvolvimento dos projetos, mas também executa estratégias de prototipagem, formulação de testes de funcionamento, validação das ideias e planejamento de como isso será produzido. 

Diante de algumas dificuldades, tais como incertezas nos resultados das peças desenvolvidas, variáveis como empenamento e preenchimento da peça, que pode levar à produção de produtos defeituosos sem ao menos saber qual era a origem do erro, foi necessário a implantação do software SOLIDWORKS Plastics. A ferramenta é capaz de obter dados precisos e estudos avançados do padrão de escoamento do material dentro do molde, o que evita erros e retrabalhos, garantindo a máxima qualidade dos produtos injetados.  

“O SOLIDWORKS Plastics faz parte de uma cadeia de desenvolvimento do conhecimento da própria equipe que, por consequência, resulta na melhoria dos projetos. Através do uso da ferramenta, nos atentamos a crenças e princípios que muitas vezes eram falsos e, agora, mudaram e estão sustentados em argumentações científicas,” cita o engenheiro Adriel Luiz Telles. Depois da implantação, um dos maiores benefícios é retirar os moldes de peças totalmente prontas, sem empenamento ou problemas de preenchimento, zerando os retrabalhos do molde de injeção. “O exemplo mais recente é uma tampa retangular reforçada, injetada em polipropileno, na qual investimos nove dias de simulação e mais de 15 modelos simulados até encontrar a geometria correta. Com esse trabalho, conseguimos tirar uma peça extremamente plana já na primeira injeção”, completa Adriel. 

Além de todos esses ganhos, o aspecto visual das peças melhoraram e as simulações trouxeram a possibilidade de economia na construção de alguns moldes como, por exemplo, a confecção de uma peça tipo moldura em que especialistas indicavam o uso de uma câmara quente de múltiplas vias e, na simulação do software, mostrou que poderia ser produzida com injeção direta de apenas um ponto, reduzindo consideravelmente o custo da ferramenta.  

O departamento de engenharia se tornou mais robusto e capaz de atender todas as necessidades do mercado, e o uso do SOLIDWORKS Plastics é uma alavanca para isso.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui