quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Cases de sucesso Dana Inc implanta impressoras 3D Markforged para o mercado de peças automotivas

Dana Inc implanta impressoras 3D Markforged para o mercado de peças automotivas

0
Dana implanta impressoras 3D da Markforged

A Dana Incorporated é uma empresa de aproximadamente US $ 8,6 bilhões em receita, com 36.000 funcionários em 33 países e fornece sistemas de direção e movimento, junto com uma série de outros produtos para a indústria automotiva. Por sua vez, suas soluções são apresentadas em veículos de empresas como Ford, FCA, Renault-Nissan e PACCAR. E, em 2020, a empresa Fortune 500 começou a explorar o poder da impressão 3D. 

Tudo começou determinando quais impressoras seriam os melhores investimentos para a empresa. Terry Hammer, vice-presidente de Engenharia de Veículos Leves e Global da Dana, observou: “A Dana adotou uma abordagem muito estruturada para a manufatura aditiva. Queríamos definir o valor primeiro. ” Isso levou a Dana à Markforged, de quem comprou duas impressoras X7 e duas Metal X, instalando uma de cada em suas instalações em Ohio, nos EUA e em Trento, na Itália. 

Impressoras 3D da Markforged localizadas na planta da DANA. Imagem cedida pela Markforged.

A meta desde o início era ser capaz de substituir ferramentas especializadas da maneira mais econômica. Depois de estabelecer um plano, a empresa começou a explorar a melhor forma de usar a tecnologia. Kelly Puckett, gerente-sênior de fabricação de aditivos, disse: “Minha tarefa é garantir que a Dana use aditivos com mais frequência ou de uma maneira melhor”. 

As duas empresas colaboraram significativamente para garantir o uso bem-sucedido da tecnologia, com a Markforged realmente melhorando e até estabelecendo alguns de seus produtos e serviços como resultado. Isso incluiu Enterprise Eiger, Markforged University, Turbo Print e Blacksmith. Mais de 150 funcionários da Dana participaram da Markforged University, para fornecer aos engenheiros e projetistas as ferramentas necessárias para o uso eficaz do equipamento. 

Desde que adquiriu o equipamento, em 2020, a Dana já começou a cumprir o que se propôs. A divisão Power Technologies em Ontário, Canadá, usou a X7 para criar matrizes de conformação funcionais para estampagem de chapas metálicas em projetos de prova de conceito. Isso torna possível testar produtos e preparar para análise do cliente de forma mais eficiente e em escala. 

Engrenagem de fixação impressa em 3D. Imagem cedida pela Markforged.

“Começamos a produzir algumas das ferramentas e acessórios que poderíamos ter comprado fora antes”, disse Puckett. “Especialmente quando vamos para as fábricas, o engenheiro de fábrica que precisa de algo impresso com uma máquina – eles precisam para agora. E quanto mais rápido pudermos colocá-lo em suas mãos com o mínimo de esforço para que seja produzido, melhor para eles. ” 

Na Itália, as máquinas X7 são usadas para produzir ferramentas e acessórios internos. Isso inclui acessórios que prendem engrenagens que micro-lixam as superfícies das peças hidráulicas. No passado, essas peças eram usinadas em folhas de ABS de alta densidade, mas as peças se tornavam muito caras quando pequenos furos precisavam ser fresados. Ao imprimir em 3D esses acessórios, no entanto, a Dana gerou 70% em economia de custos e 90% de redução nos prazos de entrega para acessórios, tudo sem ver nenhuma das ferramentas impressas em 3D quebrar em um ano. 

“Estamos expandindo nossas instalações para outro andar do prédio para que tenhamos um lugar melhor para as máquinas e estamos finalizando a instalação da Metal X”, disse Fabrizio Zendri, gerente de Engenharia Avançada da Dana em Rovereto, Itália . 

Desde a compra inicial das impressoras 3D Markforged, a Dana implementou as máquinas em sete países. Além dos EUA, Itália e Canadá, o fabricante automotivo conta com equipamentos Markforged no Brasil, Alemanha, Índia e China. 

A SKA é revenda exclusiva da Markforged no Brasil. Para saber como a Markforged pode ajudar o seu negócio a crescer e se tornar pioneiro no setor, acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo: 

Fonte: 3Dprint.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui