quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Confab reduz o tempo de programação de peças em 91% com uso...

Confab reduz o tempo de programação de peças em 91% com uso do Lantek

1

Redução de custos e aumento da produtividade são objetivos comuns a qualquer empresa. Tratando-se da indústria, que depende de matéria-prima, recursos externos, mão de obra e diversos outros fatores para fazer tudo funcionar, custos e eficiência devem sempre ser levados em consideração para tirar o maior proveito.

Localizada em Pindamonhangaba (SP), a Confab Equipamentos foi criada há 44 anos com o objetivo de fabricar bens de capital sob encomenda, como tubos de aço para a infraestrutura nacional de petróleo e gás. Para auxiliar a empresa a otimizar seus processos e reduzir custos, a SKA compreendeu que a melhor solução seria a implantação do Lantek Expert, sistema CAD/CAM desenvolvido especialmente para automatizar a programação de corte de chapas metálicas para mais de 1200 modelos de máquinas diferentes.

A Confab utiliza a solução da SKA para corte de chapas para processos de plasma de alta definição para cortes em aço, carbono e inox, além de trabalhar com oxicorte para aço carbono. O Lantek representa uma grande importância no setor de corte na indústria: aproximadamente 96% dos componentes são fabricados a partir de chapas cortadas através da programação CNC.

Redução de recursos

Desde o início do uso da solução pela Confab, o uso da matéria-prima foi reduzido em até 30%, considerando o processo de programação que era utilizado anteriormente; o aproveitamento de materiais da empresa girava em torno de 50% a 60%, sendo que, atualmente, a empresa atinge uma média de 80%.

Redução de custos nem sempre significa qualidade. Mas no caso da Confab, estes termos são considerados sinônimos. Houve uma diminuição de cerca de 91% no tempo gasto com a programação CNC. Para exemplificar isto: em um aproveitamento de forma manual contendo alto número de peças com geometrias diversas, este processo pode levar até 4 horas para ser realizado; já com o Lantek, foi reduzido para apenas 20 minutos.

Traçagem

Alguns processos eram realizados de forma manual antes da implantação do Lantek na empresa, como a traçagem para auxílio na caldeiraria, linhas de dobra, orientações e conexões, por exemplo. O tempo gasto pela Confab neste processo era grande, além de isso significar um não-aproveitamento de matéria-prima e uma análise bastante rasa sobre o processo.

Chanfros

Atualmente, cerca de 60% das peças produzidas pela Confab são chanfradas diretamente no plasma HD com a utilização de tecnologia de chanfros no Lantek. Este, além da marcação com plasma, foi um ganho expressivo na caldeiraria da empresa após a implementação de novos recursos do software.

Documentação

O trabalho recente realizado para personalização de folhas de processos contribuiu significativamente para a obtenção de dados com o objetivo de gerenciar o andamento do processo. Com o novo formato da folha de processos possibilitado a partir do Lantek, agora é possível acompanhar instantaneamente o andamento do corte e o aproveitamento e a carga de corte junto ao SharePoint – software para visualizações interativas e recursos de Business Intelligence.

“Hoje é possível organizar os dados de forma muito visual. Ganhamos muito no sentido de tempo e organização com o uso da ferramenta. Principalmente na era da informatização, isso é muito importante”, afirma João Furtado, da área de Métodos e Processos da Confab.

via GIPHY

Resolução de problemas

Tão importante quanto adquirir o que há de melhor no mercado envolvendo soluções e tecnologias inovadoras é contar com uma equipe de apoio que ajude a solucionar dúvidas e problemas que acabam ocorrendo no dia a dia. A Confab afirma que contar com o Suporte Técnico da SKA garante a excelência da entrega do seu trabalho e a confiabilidade dos seus clientes.

“A atenção e disponibilidade dos técnicos sempre é muito boa. Sempre que um chamado é aberto, a SKA já logo atende, ligando diretamente para o cliente e indicando a resolução. Não sei se o suporte de outras empresas é tão assertivo, tanto em resposta técnica quanto em velocidade. Aqui na Confab possuímos 3 máquinas; imagina se ocorre um problema e todas ficam paradas? Não podemos contar com imprevistos deste nível, e a SKA sempre esteve com a gente para solucionar estes problemas da melhor forma” – João Furtado, da área de Métodos e Processos da Confab.

Como funcionam estes processos na sua empresa? A SKA possui uma equipe de especialistas que vão lhe ajudar a entender qual é a melhor solução para a sua empresa. Acesse o nosso site e converse com quem mais entende do assunto!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui