sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Institucional Comunicação em tempo real dentro da fábrica com Edgecam

Comunicação em tempo real dentro da fábrica com Edgecam

0

Como os programadores fornecem informações para a equipe de fabricação do chão de fábrica, incluindo os operadores de máquinas CNC? É fácil para eles acessarem informações de como o processo foi desenvolvido?

O Live Job Reports é uma ferramenta de comunicação do Edgecam para elaborar folhas de processos de usinagem que disponibiliza informações vitais que o operador da máquina precisa. Informações como tipos de ferramentas, fixações, dados de preset, matéria prima, dados do programa NC, sequência do processo de usinagem, estimativa de tempo, entre outras. O operador pode acessar essas informações de forma online em um terminal de gerenciamento de produção conectado ao centro de usinagem ou torno CNC, por exemplo. E o acesso não se restringe apenas ao operador.  Qualquer pessoa que tiver permissão e esteja conectada à rede, consegue acessar essas informações também via smartphone, tablet e computador.

As folhas de processos são procedimentos que fazem parte da rotina do operador e que têm atuação decisiva e importante na redução do tempo de setup. “Recicláveis”, essas documentações não são utilizadas apenas uma vez, mas todas as vezes que determinada peça entrar em produção. Desta forma, os operadores podem viabilizar todos os requisitos para o processo antes mesmo da máquina encerrar a ordem de produção anterior.

Essas documentações integram uma troca de informações entre sistemas, vindas de diferentes áreas da empresa. Quem atua nesse meio de campo para organizar essas informações e fazer com que elas sejam disponibilizadas em tempo real é o sistema MES. Ele atualiza o status de produção dentro do sistema ERP, informa, por exemplo, que uma peça já concluiu uma determinada etapa de Operação do processo, faz a coleta e troca de informações para atualizar no ERP o tempo real de produção e também prevê o tempo de roteiro para planejar melhor a produção. Dados que contribuem para que a tomada de decisão do melhor caminho de usinagem a seguir possa ser feita, inclusive, para o lote atual, em tempo real. Ou seja, as ações tomadas durante essa ordem de produção refletem na próxima peça a entrar na máquina.

Esse compartilhamento de informações de forma conectada e automática entre fábrica, setor de programação da manufatura e engenharia, gera um fluxo de informações muito mais seguro e preciso dentro da empresa, fazendo com que a fábrica deixe de ser uma ilha. Sem contar que todos participam do processo e por que não dizer também da tomada de decisões? Estamos falando aí de Manufatura sem Papel, um dos conceitos chaves da Indústria 4.0. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui