terça-feira, 23 de abril, 2024
Início Institucional Como gerenciar cronogramas de projeto de produtos especiais (ETO)

Como gerenciar cronogramas de projeto de produtos especiais (ETO)

0

Autor: Gustavo de Oliveira Gonçalves

https://www.linkedin.com/in/gustavogoncalvesska

Ainda sobre o tema “Projetar ou cuidar da burocracia”, vejo que muitos gestores enfrentam problemas similares na hora de organizar a estrutura documental que está por trás de uma engenharia que desenvolve produtos customizados (Engineering to Order).

É bastante comum o gestor do projeto gastar boa parte do tempo tentando “policiar” o status de cada etapa, inclusive o que cada projetista está fazendo. Além disso, ele ainda tem que correr para o MS Project para alimentar o status de cada etapa de seu planejamento para não chegar ao fim de um período e recair sobre a engenharia toda a pressão de um atraso de cronograma.

Ferramentas de gestão de cronograma como o MS Project são excelentes, aliás, todos nós deveríamos ser experts nelas. Mas, o que de fato temos que cuidar é o tempo e energia que precisamos dedicar para deixar as informações coerentes em tempo real. O que se percebe muitas vezes é um esforço tremendo para buscar e atualizar dados, sobrando pouco ou nenhum tempo para analisar, prever problemas e fazer os ajustes de rota necessários e em tempo hábil.

Uma alternativa que libera as pessoas desta tarefa árdua e tediosa de buscar e atualizar informações manualmente, pode ser facilmente implementada com ferramentas de gestão de produto (Product Data Management) integradas ao sistema de gestão de cronogramas MS Project. O EPDM  pode, de forma automática, enviar ao MS Project o status  do  andamento de atividades que estão sendo executadas dentro e fora das engenharias. O gestor tem então ao seu alcance informações precisas e sempre atualizadas.

Simples assim, abrimos a possibilidade do gestor ser pró-ativo e atuar na prevenção de atrasos que poderiam impactar na liberação do produto para a fábrica realizar a produção.

Pense nisto. Não é somente o seu tempo que poderia ser melhor aproveitado, mas é o tempo de todos os profissionais ligados direta e indiretamente aos projetos. Isto tem um alto impacto na última linha do balanço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui