sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Casas e cidades inteligentes: isso é um futuro próximo?

Casas e cidades inteligentes: isso é um futuro próximo?

0

 

Levando as caixas para fora e classificando a reciclagem. Presumivelmente, não está no topo da sua lista de hobbies. Infelizmente, é apenas uma das muitas tarefas que fazem parte de cuidar de sua casa. A menos que você viva em Songdo, na Coréia do Sul, onde os resíduos domésticos são sugados diretamente da cozinha, para uma central de triagem, por meio de uma rede subterrânea de tubos pneumáticos. Lá, é transformado em energia para a cidade ou reciclado.

O trabalho de construção em Songdo começou do zero em 2002. Ela mostra o que é possível com o planejamento urbano moderno e serve como um fascinante caso de teste na jornada em direção às cidades do futuro próximo. Com 31% de crescimento anual no número de domicílios conectados nos EUA entre 2015 e 2017, uma revolução na vida urbana está chegando. Mas como vai ser e como uma casa inteligente se integra a uma cidade inteligente?

Energia

Esta revolução urbana requer energia. Muita energia. Nenhuma cidade – inteligente ou não – pode sobreviver sem energia e, como 60% da população mundial deve viver nas cidades até 2030, é essencial que as cidades sejam pró-ativas na resolução de seus desafios energéticos.

No entanto, são as mudanças de cima para baixo no consumo de energia possibilitadas pelas cidades inteligentes que são mais empolgantes. A era do big data fornece aos gerentes de infraestrutura e urbanistas um tesouro de informações anônimas sobre o consumo de energia em tempo real em cidades inteiras – como em Berlim. Isso torna mais fácil gerenciar ambientes urbanos em tempo real, ao mesmo tempo em que permite que urbanistas examinem com mais precisão a estratégia de longo prazo. Assim, enquanto itens como medidores inteligentes e válvulas de radiadores inteligentes – cujo uso está crescendo rapidamente – podem definir inovações relacionadas à energia no nível micro, enquanto o cenário é de cada casa conectada, contribuindo para um quadro de consumo de energia de toda a cidade.

O futuro na prevenção de incêndios

Entre 2 e 5 de setembro de 1666, um incêndio atingiu o centro de Londres, destruindo 87 igrejas paroquiais, bem como as casas de cerca de 70 mil dos 80 mil habitantes da cidade. O Grande Incêndio de Londres já foi imortalizado na história – e, embora as técnicas de combate a incêndios obviamente percorreram um longo caminho desde o século XVII, 1666 serve como um lembrete urgente da ferocidade com a qual o fogo pode queimar o ambiente urbano.

O futuro é aquele em que os alarmes inteligentes de fumaça e incêndio contatam automaticamente os serviços de emergência e alertam os moradores vizinhos. Esse tipo de manutenção preventiva se tornará cada vez mais comum, à medida que as residências inteligentes se tornam mais interligadas com as cidades inteligentes. Por exemplo, a mesma tecnologia de monitoramento de tubos usada para informar o proprietário de um cano de água com vazamento pode ser usada para informar as autoridades locais sobre o desenvolvimento de problemas com a rede de esgoto. O uso de tecnologia de monitoramento digitalmente conectada para resolver problemas antes que eles se desenvolvam poderia economizar enormes quantias de dinheiro e evitar a interrupção frustrante da infraestrutura civil.

De quem são os dados, afinal?

O big data torna a gestão, provisão e planejamento de serviços públicos nos ambientes urbanos do futuro muito mais fáceis e econômicos para as autoridades locais, mas haverá perguntas inevitáveis sobre a maneira como os dados são coletados, armazenados e interpretados. Também há questões críticas de segurança a serem consideradas, para que a infraestrutura das cidades de amanhã não seja deixada em aberto para ataques cibernéticos. Aí reside o ponto a ser questionado enquanto nos lançamos na era da casa inteligente. Os produtos conectados possibilitados pela IoT vêm com recursos notáveis. Mas onde estão todos esses dados?

Quer ler um pouco mais sobre big data e IoT? Acesse nosso Guia Definitivo da Indústria 4.0.

Fonte: Blog da SOLIDWORKS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui