quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Institucional Artigo: Plataforma 3DEXPERIENCE invade o mundo SolidWorks

Artigo: Plataforma 3DEXPERIENCE invade o mundo SolidWorks

0

 

Por Guilherme Kastner,
Engenheiro de Aplicações na SKA

 

Senhores,

Há 9 anos eu fui ao SolidWorks World em Anaheim, a convite da SolidWorks como membro de imprensa. O que nos surpreendeu a época foi a apresentação de um novo produto SolidWorks com uma série de características.

Independente de sistema operacional
Independente de Hardware
Com múltiplos recursos inovadores de pesquisa
O que a época chocou todo mundo, porém me deixou empolgado é que uma nova linha de produtos estava surgindo.

Fatos históricos
A imagem abaixo se encontra no post onde falo que o SolidWorks como conhecíamos a época de 2010 não seria executado em ambiente apple.


 

Quase uma década depois
Se passaram muitos anos e uma série de produtos surgiram no mundo Dassault Systèmes — SolidWorks. Com isso surgem diversos produtos, conforme listado abaixo:

SolidWorks Enginner – Solução de Simulação baseada em 3DEXPERIENCE e tecnologia Abaqus
SolidWorks xDesign – Cad em nuvem, independente de sistema operacional
SolidWorks xShape – Cad em nuvem, focado em geometrias livres
SolidWorks Apps for Kids – Um cad desenvolvido para uso de crianças para desenvolverem os seus brinquedos
SolidWorks PLM Services – O meio de integrar o SolidWorks ao mundo PLM da Dassault Systèmes.
Plataforma 3DEXPERIENCE – Uma plataforma destinada a empresas que buscam um meio de inovação, a base de todas as soluções anteriores.

Game-changing
Há 13 anos com a compra do Conisio, a SolidWorks passa a se preocupar muito mais do que com o projeto (CAD) e simulação (CAE), uma mudança de jogo surge e as cartas postas a mesa são outras. Com o surgimento da Plataforma 3DEXPERIENCE, o jogo continua a evoluir.

Hoje o SolidWorks PDM passou por uma série de evoluções

Se chamava Conisio
Depois PDM Enterprise
Mudou para o SolidWorks Enterprise PDM
Por último SolidWorks PDM Professional
Mas a última coisa que temos que saber é que o produto nunca deixou de ser um PDM. Cabe lembrar que o mundo passou a ter outras existências, com isso surge a Plataforma 3DEXPERIENCE como produto em 2012-2013 e ano passado surge o conector para o SolidWorks, exibido na imagem abaixo.

3DEXPERIENCE
Eu fiquei dois anos sem comparecer ao SolidWorks World por conta das novas atribuições com as quais estou na SKA. Mas o que mais me chamou a atenção foi o destaque aos produtos 3DEXPERIENCE. O logo da plataforma, o famoso compass, estava por todo lado.

O ápice da marca 3DEXPERIENCE junto ao evento SolidWorks World foi o prognóstico para os próximos anos, o evento foi renomeado e passa a se chamar 3DEXPERIENCE World e ano que vem será em Nashville, Tennessee.

A plataforma não vem para ser apenas um meio de gestão de arquivos, mas uma meio de administrar toda a inovação da empresa. Entre as disciplinas administradas está o CAD, portanto a ideia é levar o pacote de soluções a comunidade SolidWorks a um novo patamar.

Sds,
Kastner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui