quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Produtos Artigo: Liste com inteligência, liste com ActiveBOM

Artigo: Liste com inteligência, liste com ActiveBOM

0

 

  Por Matheus Marques dos Reis,
  Especialista em Aplicações CAD na SKA

 

 

 

Listas de materiais podem ser problemáticas, não é verdade? Ainda lembro do dia que resolvi montar meu novo roupeiro – o manual não explicava detalhadamente como montá-lo, eu já estava cansado por causa da mudança mas, o mais frustrante foi o fato de que alguns dos parafusos simplesmente vieram nos tamanhos errados. Quão difícil poderia ser criar uma lista de materiais correta? pensei eu.

Apesar desses problemas, fui atrás de parafusos e consegui montá-lo. Hoje ele me serve muito bem, é um roupeiro bonito e paguei um ótimo preço, mas a experiência de montá-lo foi péssima e isso acabou com a imagem da marca para mim. 
Sempre conto essa história e, certamente, a marca deixou de vender algumas peças como consequência. Mas quais as consequências de uma lista de materiais inadequada para o seu projeto de PCB? 
 
Mais Que um Simples Exportador de Informações
 
Quando você adiciona um componente ao seu projeto, uma variedade de aspectos técnicos e comerciais são instanciados, incluindo custo, disponibilidade e tempo de entrega. Combine isso com mercados de componentes eletrônicos flutuando e é fácil ver como surpresas de listas de materiais (BOMs) não detectadas podem levar projetos a uma sucessão de atrasos de última hora, aumento de custos e até mesmo fazer você “voltar à prancheta”. 
 
O ActiveBOM é um ambiente integrado do Altium Designer que, acessando os bancos de dados de fabricantes e fornecedores em tempo real, disponibiliza dados de extrema valia para o processo de escolha dos componentes que serão utilizados no projeto possibilitando definir:
  • Melhores fornecedores baseando-se no preço e estoque disponíveis.
  • Melhores fabricantes e partes baseando-se no lifecycle dessas.
  • Impacto do fator “quantidade” no custo unitário da PCB.
  • Outros parâmetros das partes através de acesso aos links dos fabricantes e fornecedores direto na interface.
 
Outras funcionalidades importantes que também podem ser destacadas são:
  • Suporte a geração de listas com variações de montagem.
  • Verificação de erros na BOM.
  • Link com ERPs.
Tudo isso vem para somar as já consolidadas funcionalidades do Altium como:
  • Geração de BOMs em diversos formatos.
  • Suporte a templates de BOMs.
  • Agrupamento de itens por parâmetros.
  • Diferentes modos de visualização.
  • Integração com OutJob Files.
 
O que a Altium traz para a mesa é um sistema que auxilia, de forma eficaz e eficiente, o projetista no gerenciamento de custos e disponibilidade de itens usados no projeto, dando suporte a estratégias contínuas de monitoramento e mitigação, para evitar riscos da cadeia de suprimentos que podem inviabilizar os cronogramas de desenvolvimento. 
 
Quer saber mais detalhes sobre o ActiveBOM? Assista à gravação do nosso webinar Altium Designer 18 – Liste com inteligência, liste com ActiveBOM e aprenda como usar essa ferramenta incrível.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui