segunda-feira, 15 de abril, 2024
Início Cases de sucesso A Unicasa otimiza tempo e custos com o uso do SOLIDWORKS

A Unicasa otimiza tempo e custos com o uso do SOLIDWORKS

0

O grupo Unicasa Móveis é um dos maiores e mais modernos fabricantes de móveis planejados da América Latina. Localizado na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, possui um parque fabril de 50 mil m² de área construída e produz mais de 180 mil módulos de móveis por mês. Com quase 30 anos de atuação no segmento moveleiro, a Unicasa Móveis possui uma trajetória de sucesso consolidada com uma rede de revendas autorizadas com diversas lojas espalhadas pelo Brasil e expandiu seu portfólio para atender as diversidades do mercado de consumo.

Para o desenvolvimento de todos os seus produtos, é utilizado o SOLIDWORKS. Com essa ferramenta, a execução de projetos em 3D é um processo fluido, estruturado e auxilia a equipe de engenharia a automatizar e criar modelos paramétricos em infinitas variações. Além disso, também integra com os processos convencionais de usinagem, onde a Unicasa utiliza o software EDGECAM, também fornecido pela SKA. Esse software CAM cria estratégias que otimizam os caminhos das ferramentas melhorando sua vida útil, elimina passes em vazio, reduz o tempo de programação e gera uma usinagem mais segura.

Os processos de desenvolvimento da Unicasa passam por várias etapas, desde o design com a concepção, a engenharia de produto com a parte técnica, estruturação, cadastros no ERP, modelagens 3D, desenhos técnicos, prototipagem, manuais de instrução, entre outros. Para gestão de tantos arquivos e projetos, utilizam o software SOLIDWORKS PDM, que garante que as peças enviadas para compras e para a produção se encontrem sempre na versão correta, evitando, assim, a sobreposição de arquivos ou erros de fabricação. 

Antes do SOLIDWORKS, a empresa possuía alguns contratempos que atrapalhavam o desenvolvimento dos seus móveis, como por exemplo, erros de desenhos, por cotas e informações que eram alteradas manualmente pelo desenhista, tornando o tempo de desenvolvimento maior. Com a implantação das ferramentas de gerenciamento, a Unicasa possui controle dos arquivos e novas versões automatizadas, eliminando possibilidades de erros. Dessa forma, houve aumento exponencial na produtividade, organização dos arquivos, padronização de selos de desenhos e integração com as máquinas e ERP. 

E para completar o pacote de soluções, o SOLIDWORKS Composer desenvolve material para comunicação técnica, o que inclui instruções de montagem e manuais de produtos, que podem ser atualizados automaticamente. O tempo de lançamento dos produtos Unicasa ganhou maior agilidade, passando a entrar no mercado mais rapidamente que antes. Isso se deve tanto à automatização nos processos de desenvolvimento e estruturação dos móveis quanto à agilidade na elaboração dos desenhos técnicos. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui