sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Cases de sucesso A engenharia digital aplicada na geração de catálogos e instruções de montagens

A engenharia digital aplicada na geração de catálogos e instruções de montagens

0

Com sede na cidade de Cafelândia, interior de São Paulo, a Ultra Displays está entre os maiores fabricantes de expositores para PDV do Brasil, destacando-se pela qualidade e inovação de seus produtos. A empresa possui uma estrutura completa e moderna, capaz de oferece diferentes processos de produção para atender a todo tipo de demanda de seus clientes. Opera com tecnologia de ponta em todo o processo de fabricação de displays de aramados, plásticos, madeiras e acrílicos, com várias máquinas de corte, puncionadeiras, prensas e amplo parque de impressão digital. Para a parte de desenvolvimento, possui pacotes SOLIDWORKS com a mais alta capacidade de automatização para entregar aos seus clientes soluções inovadoras, dentro do prazo contratado e com qualidade. 

Todos os projetos da Ultra Displays são desenvolvidos no software SOLIDWORKS, até mesmo os projetos para desenvolvimento de máquinas e ferramentas de uso interno. O SOLIDWORKS é uma ferramenta fundamental para simplificar a criação e a fabricação de produtos em todos os setores de produção, sendo capaz de reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto desde o design até a manufatura. “Antes da utilização do SOLIDWORKS, a distribuição de desenhos e atualizações no projeto tornavam as tarefas bastante complexas e tomavam muito tempo da nossa equipe. Com a migração para o SOLIDWORKS, tarefas complexas, que exigiam muito tempo, tornaram-se fáceis, ágeis e precisas” diz o Wellington Lopes, gerente de Engenharia.  

Para a parte de simulações, análises e testes dos projetos, a Ultra Displays utiliza o SOLIDWORKS Simulation, que analisa melhor o modelo a ser produzido em 3D, podendo encontrar possíveis problemas na produção e saná-los antes mesmo de iniciar o processo de fabricação. “Conseguimos reduzir custos em projetos de maior complexidade, por poder identificar pontos críticos e consertá-los antes da fabricação, dimensionando corretamente o material a ser utilizado para o fim específico”, cita Wellington.  

Com a identificação de processos que poderiam ser melhorados, a Ultra Displays implantou também o SOLIDWORKS PDM, e tarefas que antes eram executadas pelos projetistas passaram a ser completamente automatizadas pelo software, tais como cadastro de peças e conjuntos no ERP. Antes, a equipe desenvolvia o produto, cadastrava peça a peça, conjunto a conjunto e, só então, renomeava os arquivos com o código de cadastro gerado no ERP, um a um. “Hoje é diferente, nossos projetistas têm mais tempo livre para se preocupar com o projeto em desenvolvimento, e toda a tarefa burocrática de cadastro no ERP e renomeação dos arquivos de projeto ficam por conta do PDM. Desta forma, foi possível obter um ganho de 80% no tempo de tarefas executadas”, comenta Wellington.  

Outra ferramenta que também ajudou a Ultra Display a automatizar e melhorar seus processos foi o SOLIDWORKS Composer. Com o uso software, a engenharia produz manuais técnicos dos produtos com design muito mais arrojado, e agora se tornou possível disponibilizar um manual em vídeo, criado no Composer. “No manual impresso, enviamos um QR Code que possibilita o promotor que estiver em campo, através do celular, escanear este código. Ao fazer isto, abrirá um manual em vídeo detalhando o passo a passo, para que o mesmo possa montar o display, podendo ser visualizado em qualquer equipamento eletrônico com acesso à internet”, diz Wellington.

Confira abaixo o videocase que a SKA preparou sobre a empresa Ultra Display:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui