sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Cases de sucesso Alphacam Descubra como a fábrica de móveis Dellabruna reduziu 1350 horas no tempo...

Descubra como a fábrica de móveis Dellabruna reduziu 1350 horas no tempo de uso das máquinas ao ano

0
tempo de usos de máquinas

Usinar a madeira é um processo delicado e preciso que requer cuidados específicos: produzir com qualidade demanda investimentos em mão de obra especializada e equipamentos. Além disto, estar atento às inovações ligadas ao ramo torna-se necessário em um mercado tão competitivo, em que atualizações surgem a todo momento e tanto técnicas quanto sistemas ficam obsoletos do dia para a noite. 

Solução para usinagem em madeira traz novos horizontes 

Desde 1986 no mercado de confecção e fabricação de mesas e cadeiras para o comércio, a Dellabruna passou por aprimoramentos que a tornaram reconhecida pela qualidade e pelo design impecável de seus produtos. Hoje, conta com maquinários de última geração e colaboradores extremamente capacitados e atualizados em relação às tecnologias inovadoras que o mercado da indústria moveleira oferece. 

Desenvolver novos produtos, manter um ciclo de programação eficiente, padronizar processos e reduzir o tempo de usinagem eram dificuldades que a Dellabruna encontrava no seu dia a dia. Veja como foi possível não apenas resolver estes problemas, mas também otimizar a produção por meio do software ALPHACAM

Do treinamento ao suporte 

Para delimitar os aspectos a serem melhorados dentro da produção, a SKA foi procurada como parceira de negócios da Dellabruna, a fim de buscar, dentro do seu portfólio, a solução que melhor se encaixasse dentro da realidade da empresa. Assim, a equipe de especialistas da SKA avaliou as necessidades da empresa e concluiu que o software que a Dellabruna precisava era o ALPHACAM

Além da avaliação sobre o produto mais indicado às empresas e implantação do software, a SKA também promove um treinamento com informações relevantes sobre o uso do software. Conceitos, estratégias e técnicas que visam a melhor utilização do programa para aprimorar os processos de usinagem são repassados pelo nosso time de engenheiros, que oferecem o suporte e acompanhamento necessário à empresa. 

Com a instalação do ALPHACAM, foi possível criar estratégias para otimizar caminhos e eliminar passes em vazio, reduzindo o tempo de programação e gerando usinagens mais seguras. Além disso, houve melhora na precisão e acabamento, pois o software proporciona alto controle de parâmetros e medidas, também sendo possível a otimização de custo e tempo de usinagem através da simulação dos processos. 

Novos programas de usinagem passaram a ser desenvolvidos com a implantação do ALPHACAM, com o processo CAD/CAM. As peças passam da marcenaria convencional à usinagem CNC – que, por sua vez, foi aprimorada, melhorando a qualidade e eficiência dos desbastes e acabamentos. 

O controle otimizado de entrada e saída de canal é mais uma das tantas facilidades que o software proporciona, oferecendo a opção de especificar uma distância de aproximação e saída diretamente no ciclo. Esta função permite um melhor acabamento em pontos específicos, não sendo mais necessário que as peças passem por outros processos após a produção, devido à programação computadorizada que transformou a usinagem em um processo mais rápido e seguro

Menos tempo de máquina, mesma produção 

Graças ao ALPHACAM, foi possível aperfeiçoar a programação CNC de manual para automatizada, gerando ganhos significativos no tempo de programação das peças. O engenheiro Guilherme Von Zuben comemora: “tivemos uma redução de 30% no tempo de usinagem das peças que já fabricávamos, apenas refazendo o programa CNC com o auxílio do ALPHACAM. Este percentual gerou uma redução anual de 810 horas no uso das máquinas com as peças de linha. Replicando o ganho em percentual para as novas peças, temos ainda uma redução de 540 horas, totalizando uma redução de cerca de 1.350 horas no uso das máquinas.” 

Com as novas estratégias de corte que podem ser aplicadas à madeira e geometrias, ainda esperam reduzir o consumo de material. O objetivo é promover um aproveitamento correto, gerando bons resultados ao longo do tempo na manufatura, principalmente em relação ao custo geral dos produtos produzidos pela empresa. Assim, é possível planejar antes de executar, podendo levar aos clientes o melhor custo-benefício do mercado moveleiro

O que você busca para o futuro da sua empresa? A SKA tem a melhor solução. Acesse o nosso site e conheça a empresa, ou preencha o formulário abaixo que entramos em contato! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui