quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Institucional Sistema MES: controle de informações em tempo real

Sistema MES: controle de informações em tempo real

0
sistema MES

Um sistema MES se propõe a coletar dados da manufatura em tempo real, com foco na redução dos custos de produção e melhoria do aproveitamento e desempenho dos recursos disponíveis no chão de fábrica, possibilitando que apontamentos sejam feitos digitalmente, resultando em dados reais para decisões mais assertivas.

Resultados em tempo real  

E porque analisar um resultado do passado é ruim? É claro que avaliar as informações do passado e usar como base para que no futuro não sejam repetidos os erros é interessante, todavia, agir no ato do problema, ou perceber uma tendência de problema agindo em tempo real é muito melhor! Um sistema MES permite analisar em tempo real toda a produtividade da fábrica em tempo de execução.

Imaginamos um caso em que estamos monitorando os ciclos produtivos de uma determinada peça em uma máquina. O tempo padrão para produção estudado pela Engenharia é de 1 minuto. Após um determinado período do dia, o tempo médio realizado pela máquina passa a ser de 1 minuto e 05 segundos. Após uma hora, passa a ser de 1 minuto e 06 segundos e assim sucessivamente. Neste exemplo, identificamos uma perda de performance gradual e constante onde a máquina pode estar com algum problema. Possivelmente esta execução aumentará o custo da peça e poderá gerar má qualidade do produto. O sistema de gestão MES possibilita acompanhar e comparar tempos de produção para agir durante o processo produtivo.

Indicadores online

Outro exemplo que podemos citar é o de preset. Este é um termo comum no chão de fábrica, que se define em uma ação que pode ser realizada, antes mesmo da execução do setup para o novo produto. Num formato mais lúdico, podemos pensar num pit stop de F1. Antes mesmo do piloto parar, a equipe já está a postos, pronta para as devidas regulagens e trocas de componentes. Então, por que esperar a máquina parar, o operador localizar o responsável pelo setup, para que este vá atrás das ferramentas necessárias, e todos os outros passos subsequentes? Através dos indicadores online, é possível acompanhar a estimativa de tempo para conclusão de determinada ordem de produção, gerando previsões para as áreas de apoio, neste caso, o setor de preset. Na prática, são disponibilizados indicadores que sinalizam qual a próxima máquina que necessita ser preparada, assim possibilitando minimizar ao máximo o tempo de máquina parada.

Agir antes do problema efetivamente acontecer é o diferencial do sistema MES. O SYNECO 2020 é o sistema MES desenvolvido, implantado e comercializado pela SKA. Quer saber mais sobre como o SYNECO pode ajudar sua empresa a otimizar a produção? Visite a página do produto ou preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui