terça-feira, 23 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Altium Altium Designer na Universidade: pesquisa e desenvolvimento de ponta para entregas com...

Altium Designer na Universidade: pesquisa e desenvolvimento de ponta para entregas com excelência

0
Altium usado para pesquisa e desenvolvimento

A pandemia trouxe novas necessidades para as instituições de ensino e pesquisa, que tiveram que se adaptar ao novo cenário para continuar entregando resultados. Com a necessidade de colaboração durante o desenvolvimento de PCBs, a Universidade Federal de Uberlândia precisou envolver pesquisadores trabalhando em tempos e locais diferentes.  

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com sete campi – quatro em Uberlândia (MG), um em Ituiutaba (MG), um em Monte Carmelo (MG) e um em Patos de Minas (MG) -, a UFU é o principal centro de referência em ciência e tecnologia de uma ampla região do Brasil Central, que engloba o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. 

Como forma de adaptação ao isolamento imposto pelas novas normas de distanciamento social, a Universidade criou um plano denominado AARE (Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais) onde ofertou um conjunto das suas disciplinas. Infelizmente, atividades que demandem laboratórios não foram priorizadas em 2020 por causa da pandemia. Em 2021 o regime presencial, com diversos cuidados, o híbrido (remoto e presencial) e o totalmente remoto irão fazer parte do novo plano de AARE. 

Altium Designer, fornecido através da sua representante exclusiva no Brasil, a SKA, se mostrou a solução perfeita já que, além de um ambiente unificado, tem ferramentas e recursos que o tornaram a solução EDA mais vendida do mundo. O Altium Designer vem sendo usado como ferramenta de desenvolvimento de projetos de pesquisa com empresas onde é requerido um rigor profissional para intercâmbio com a indústria. Há planos de inserção da ferramenta em âmbito educacional envolvendo alunos, mas foram temporariamente suspensos até o retorno presencial. 

“O fato de podermos contar com licenças em servidor remoto simplificou muito o nosso trabalho, geralmente feito em casa agora. Dessa forma, nenhuma atividade de projeto foi suspensa e vem ocorrendo um compartilhamento dos recursos. Somente ensaios ou montagens que requerem a estrutura da universidade é que tiveram que ser repensados, com o uso mais restrito dos laboratórios”, disse Marcelo Barros, professor da Universidade. 

A facilidade de usar uma ferramenta padronizada entre os vários fabricantes de PCBs e com ampla integração com os principais fornecedores de componentes permitiu um projeto mais rápido e com menos erros. A facilidade e boa integração entre esquemas elétricos e projeto de placa eletrônica, associados com um bom suporte 3D de visualização também ajudam bastante no desenvolvimento e integração com equipes mecânicas. Novamente, menos erros e ampla capacidade de simulação. “Após a aquisição do Altium Designer, a Universidade oferece agora o mesmo nível de entrega que as empresas do ramo, o que acaba atuando como diferencial competitivo”, completa Suzi Agatha de Souza Gimenez, comercial da área educacional da SKA.  

“Nos nossos projetos, por serem todos de P&D, os alunos envolvidos são geralmente de pós-graduação ou iniciação científica. Acreditamos que esses alunos estão bem satisfeitos e entusiasmados ao terem a oportunidade de utilizar uma ferramenta comercial e reconhecida, melhorando certamente o seu currículo”, completa Barros. 

E você, está disposto a transformar seu fluxo de trabalho para algo ágil, menos dispendioso e mais prático? Chama a gente pra conversar, acesse nosso site para conhecer a empresa ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui