quarta-feira, 17 de abril, 2024
Início Institucional 5 Passos para inovar seus projetos

5 Passos para inovar seus projetos

0

Inovação é a introdução de algo novo, pode ser uma ideia, método ou produto. A visão de algo inovador muda conforme os segmentos do mercado, cada área tem o seu lado revolucionário. E essas devem receber cada vez mais atenção.

Segundo uma pesquisa americana sobre negócios e inovação, feita pela National Science Foundation, apenas 15% de aproximadamente 1,3 milhão de empresas introduziram um novo produto ou processo ao longo de um período de 3 anos. Os outros 85% talvez precisem exatamente da inovação para se manter a em alta.

Então, como você pode começar a inovar para sair desse grupo? Aqui estão 5 dicas que vão te ajudar:

1. Entenda seus clientes:

Você precisa saber como seu público se sente em relação a seus produtos, o que gostam e não gostam e, o mais importante: quais problemas estes ainda estão buscando resolver. Isso será como um farol para a inovação em seu segmento.

 

2. Proporcione um “tempo de inovação” para seus colaboradores:

Permita que seus funcionários programem um tempo para pesquisa, estudos e pensem em coisas novas, que possam agregar a produtos ou serviços. Estimule o pensamento e a inovação.

 

3. Desenvolva um processo de inovação:

Após esse tempo focado em desenvolver algo novo, crie um processo para organizar as ideias, para que nada seja perdido. Com isso, será mais fácil começar a dar vida aos projetos e bem feitorias.

 

4. Mostrar compromisso de gestão:

É importante que as equipes de inovação saibam como é crucial o desenvolvimento de novos produtos e processos para o futuro dos negócios. Tudo isso começa com o compromisso da administração em garantir que o tempo e os processos de inovação estejam sendo focados.

 

5. Reconhecimento e recompensa:

A motivação pode ser iniciada recompensando aqueles que surgem com novas e qualificadas ideias, algo que traga impacto ao negócio. Muitas vezes, esses gestos mantêm as pessoas interessadas em buscar ideias e soluções, em vez de simplesmente eliminar os problemas para se concentrar nos compromissos concorrentes.

 

Existem muitas barreiras e obstáculos para inovação, essas cinco etapas permitem a construção de uma cultura onde o inovar é importante, a administração é comprometida e os colaboradores são recompensados quando participam. Então, se você está entre os 85% que não inovam, a hora de se comprometer chegou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui