terça-feira, 16 de abril, 2024
Início Cases de sucesso Altium Equipe Krakens conquista autonomia no desenvolvimento tecnológico com implementação do software Altium

Equipe Krakens conquista autonomia no desenvolvimento tecnológico com implementação do software Altium

0
krakens-desenvolvimento-tecnologico

A UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá –, referência em ensino tecnológico no Brasil, é lar da Krakens. Em alusão à mitologia nórdica, o nome do projeto idealizado por alunos do terceiro ano da universidade também tinha relação com o feito que alguns alunos sonharam em realizar: desenvolver um submarino para explorar o fundo do lago da instituição de ensino. 

Assim, o que começou como uma brincadeira evoluiu para um grande projeto comum aos estudantes das mais diversas áreas da engenharia, que consistia em criar um protótipo capaz de executar um conjunto de tarefas debaixo d’água de forma autônoma. Hoje, a Krakens se dedica ao estudo e à aplicação das melhores técnicas para alcançar esse objetivo, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico no ramo da engenharia naval. 

Um dos principais pontos a ser observados no desenvolvimento de protótipos eletrônicos é a confecção de PCBs – (“Printed Circuit Board” ou “Placas de Circuito Impresso”, PCI, em português). Neste sentido, a Altium oferece uma solução completa para projetos eletrônicos. Um software completo, o Altium Designer é altamente personalizável, com liberdade no desenvolvimento de protótipos e um dos programas mais utilizados por empresas deste ramo. 

Além das vantagens do software, a partir de 2020 os estudantes também tiveram que contar com o fator pandemia. Apesar de a UNIFEI não ter parado com as suas atividades, mantendo à disposição dos alunos computadores e planos de internet, existiam alguns empecilhos impostos pelos programas de fonte aberta utilizados anteriormente pelo grupo que dificultariam muito o andamento do projeto. 

“De fato, é difícil pensar o que seria feito, principalmente no atual momento de pandemia, sem o software. Isso não só pelo fato de que assim podemos trabalhar a distância, contribuindo um com os outros, mas também do ponto de vista de gerenciamento de projeto. É possível acompanhar tudo que é feito de uma maneira bem mais simples”, afirma Felipe Damasceno, aluno da UNIFEI. 

Segundo o professor, além da confecção de footprints e modelos 3D de maneira personalizável, o uso de uma plataforma online que integra todos os projetos em um único portfólio tem se mostrado uma das principais contribuições da Altium para o projeto. A produtividade do grupo também aumentou radicalmente, pois a plataforma online permite que o projeto de PCB seja executado simultaneamente por dois membros da equipe. Antes, isso só ocorria se eles dividissem o mesmo computador durante o projeto. 

Com o software, a Krakens ainda conseguiu desenvolver vários projetos de forma independente, como: placa de aquisição e distribuição; sistema de gerenciamento de bateria; filtro para o sonar e outros. Além disso, o processo de documentação também foi facilitado graças à plataforma de compartilhamento de projetos em um único portfólio. 

Para a equipe Krakens, a implementação de Altium também teve um significado muito importante durante a sua formação: se familiarizar, desde o ensino, com um dos softwares mais utilizados no mercado de trabalho. 

E você, está disposto a transformar seu fluxo de trabalho para algo ágil, menos dispendioso e mais prático? Chama a gente pra conversar, acesse nosso site para conhecer a empresa ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui