sábado, 20 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Altium Designer – Mitos sobre ângulos de roteamento

Altium Designer – Mitos sobre ângulos de roteamento

0
angulos de roteamento no altium designer

No mundo dos editores de PCB, um debate que atormenta designers e pesquisadores gira em torno dos mitos sobre ângulos de roteamento de PCB. As trilhas de cobre de um PCB devem ser roteadas em um ângulo de 45 graus ou o com ângulo de 90 graus?  

     Com o equipamento de hoje, no entanto, geralmente não importa o ângulo que você usa. Ao utilizar um software de design de PCB moderno, as ferramentas de roteamento podem acomodar qualquer escolha de ângulo que você esteja atrás ou que seja necessária para as necessidades do seu dispositivo. 

O efeito das trilhas do ângulo reto 

     Os engenheiros costumam se preocupar em ter rastros em ângulo reto no formato de sua placa de PCB devido à possibilidade de interferência eletromagnética (EMI) irradiada em cantos agudos. A teoria popular é que os sinais de alta frequência emitem radiação de radiofrequência a cada volta de 90° da pista de cobre. 

     No entanto, a teoria de que os elétrons em um sinal de alta velocidade são incapazes de fazer curvas em ângulo reto foi desmentida por um engenheiro elétrico experiente, Dr. Howard Johnson. Na verdade, os elétrons saltam bilhões de vezes em direções diferentes, mesmo com um comprimento curto; eles têm problemas mínimos ao navegar pelos cantos em ângulo reto. 

     Há uma exceção – quando você está projetando um plano de aterramento de PCB de ultra alta velocidade na faixa de 10 GHz ou mais, ou está envolvido em projetos de micro-ondas que usam traços com larguras grandes de 100 mils. Em tais aplicações extremas, você realmente precisa se preocupar com os cantos de 90°. Caso contrário, eles não devem representar uma grande preocupação. 

     Para resolver esse debate de uma vez por todas, um teste foi conduzido para medir e comparar a emissão irradiada entre o ângulo reto e os cantos de 45° para sinal de alta frequência, para sinais de até pulso de subida de 17ps. Os resultados confirmam o argumento do Dr. Howard Johnson de que não há diferença nos níveis de emissão EMI entre ângulos retos e cantos de 45 ° dentro dos limites de teste. 

Por que os cantos de 45° são tão amplamente usados? 

     O veredicto foi dado e é seguro usar faixas de ângulo reto em seu projeto, contanto que você não esteja trabalhando em projetos de microondas de ultra-alta frequência. O mito do roteamento em ângulos de 45° foi finalmente colocado de lado. Mas se foi um equívoco no início, por que o software de design de placa de circuito impresso continua a incorporar ângulos de 45 ° em sua estratégia de roteamento? Além disso, por que as pessoas começaram a rotear com 45° em primeiro lugar? 

  Todo mito tem uma origem. No caso de roteamentos com cantos de 45°, o mito pode ser remontado a uma época em que a fabricação de placas de circuito impresso não era tão avançada quanto é hoje.  

Naquela época, o ângulo reto ou qualquer canto de ângulo agudo representava uma ameaça realista à capacidade de fabricação.  

Os cantos agudos podem causar armadilhas de ácido, onde alguns dos ácidos usados ​​na corrosão permanecem e continuam a corroer o cobre nos cantos agudos. Naquela época, os engenheiros também estavam preocupados com o fato de que os cantos em ângulo reto não eram tão resistentes quanto os de 45° e podiam ser removidos facilmente. 

Felizmente, essas preocupações pertencem ao passado, pois a nova tecnologia de fabricação de PCBs garante que seu plano de aterramento de PCBs seja devidamente gravado, em ângulo reto ou não.  

Engenheiros veteranos que evitavam cantos em ângulos retos costumam continuar a desaprovar o uso de ângulos de 45 ° nos projetos atuais. No entanto, para muitos deles, é mais um hábito do que uma regra. 

Simplificando, é uma questão de preferência pessoal. Afinal, o Altium Designer já está configurado para rotear perfeitamente trilhas com ângulos de 45 ° e qualquer ângulo que você desejar. Certifique-se de usar o software de design de PCB que pode ativar qualquer uma de suas preferências de design. 

Para saber mais sobre o Altium Designer e como ele pode tornar seu processo de design mais eficiente, acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui