quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Blacksmith: Manufatura Aditiva Inteligente e Adaptativa

Blacksmith: Manufatura Aditiva Inteligente e Adaptativa

0
Manufatura Aditiva Inteligente

Por Micael Mota

A Markforged acabou de lançar o Blacksmith, a plataforma de Manufatura Aditiva Inteligente e Adaptativa que conecta o projeto, a produção e a inspeção de peças com uma poderosa Inteligência Artificial (IA).

Atualmente, existe uma gama imensa de equipamentos e tecnologias de impressão 3D. No entanto, o nível de confiabilidade que é entregue, normalmente, é baixo. Se falarmos de equipamentos High End, esse cenário muda consideravelmente, principalmente no que se diz por resistência e repetibilidade. Contudo, em equipamentos FFF, ou seja, que trabalham com a deposição de filamento fundido, é ainda mais desafiador garantir a repetibilidade e precisão, por exemplo. Isso porque qualquer variação na deposição do filamento pode causar algum desvio, mesmo que mínimo, em algumas geometrias, e quando é requerida alta precisão, isso exige atividades extras, tanto de medição e verificação quanto de retrabalho de construção.

E se existisse algum recurso que entregasse precisão, medição automática e pudesse autocorrigir diferenças durante a manufatura? É exatamente essa a proposta do Blacksmith, software da Markforged.

Esse novo recurso é capaz de escanear o modelo 3D enquanto ele está sendo impresso, criar uma nuvem de pontos e comparar com o modelo STL, podendo autocorrigir problemas na fabricação e fornecer dados de metrologia da peça, eliminando a necessidade de inspeção de qualidade pós impressão.

O Blacksmith é a evolução da Manufatura Aditiva, é um passo para a manufatura adaptiva, um recurso que vem para ajudar desde o projetista até o técnico de manutenção, utilizando da Inteligência artificial para entregar a melhor e mais confiável peça impressa em 3D possível para o FFF.

Essa novidade está disponível exclusivamente para o equipamento Markforged X7, impressora da linha Industrial Markforged, equipamento que passa a reunir a possibilidade de impressão de peças extremamente resistentes, utilizando o Onyx e fibras, e a precisão e confiabilidade através do Blacksmith.

Quer saber mais sobre o Blacksmith, a Markforged X7 ou como a Manufatura Aditiva pode fazer sua produção crescer e se reinventar? Vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui