sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Cases de sucesso Entenda como a Antoniosi eliminou os erros do processo de fabricação com...

Entenda como a Antoniosi eliminou os erros do processo de fabricação com a gestão de desenhos

0

A ANTONIOSI TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL Ltda foi fundada em dezembro de 1997 na cidade de Matão, São Paulo. Sempre atenta às necessidades dos seus clientes e acompanhando de perto o desenvolvimento do setor canavieiro, tornou-se uma das principais empresas produtoras de implementos para a cultura da cana-de-açúcar. Produz uma extensa linha de carretas transbordo para cana-de-açúcar, laranja e grão, carreta bean e carreta auto-carga. 

A parceria com a SKA teve início devido à necessidade do setor de engenharia em aprimorar os processos de desenvolvimento e, para isso, fez implantação do SOLIDWORKS, um software CAD 3D que auxilia na criação e inovação de projetos com foco em reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto desde o design até a manufatura. Inicialmente foi um projeto piloto e, em três meses, toda a engenharia passou a utilizar o SOLIDWORKS. “A dificuldade que a Antoniosi tinha antes do SOLIDWORKS era o tempo gasto para desenvolver os projetos ou criar um produto, já que não era dinâmico a forma como a engenharia desenvolvia. Com o software, os processos se tornaram mais dinâmicos, mais precisos e deu mais confiabilidade ao produto”, comenta o desenhista Leonardo Bispo. 

Posterior a isso, foi implantado o software Lantek, integrando a área responsável pelo corte a laser com a engenharia. O Lantek é um software para programação de máquinas CNC de chapas e perfis metálicos que faz a gestão avançada do chão de fábrica com apontamentos de produção e cotações complexas simplificadas. Antes do Lantek, uma parte da demanda era terceirizada, ocasionando muito desperdício de matéria-prima. Com a implantação da ferramenta, os serviços terceirizados foram dispensados e houve um melhor aproveitamento da matéria-prima devido aos cálculos avançados de nesting (arranjo), que demandam pouco tempo computacional e aumentam a agilidade no processo de corte.  

“Além disso, todos os processos são sistematicamente integrados, conectando a engenharia à produção, com o gerenciamento de todos os arquivos, atuando na área de vendas, laser e planejamento de produto com ajuda do SOLIDWORKS PDM”, cita Patrícia Bom, gerente de qualidade. Essa é uma ferramenta que permite armazenar informações de projeto de forma fácil e alinhada com os fluxos de trabalho de toda a empresa, garantindo que as peças enviadas para compras e para a produção estejam sempre na versão correta, evitando, assim, a sobreposição de arquivos. Na Antoniosi, foi criada uma pasta integrada com o PDM na rede interna, atualizada diariamente. Se o desenho não estiver nesta pasta, significa que está em alteração. Com esta ação, eliminou-se a possibilidade de fabricação de peças erradas.  

“As práticas de gestão de projetos permitem que os desenhos que serão fabricados estejam de acordo com o que foi projetado. Além disso, a comunicação com o PCP permite que as novas versões/revisões de desenho sejam enviadas em tempo real para as máquinas de corte,” comenta Rogério Eliano, responsável pelos processos de corte. 

Quer saber mais de como o SOLIDWORKS PDM e a SKA podem ajudar o seu negócio? Acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui