Indústria 4

 


 

Acompanhe a fala de cada um dos speakers.

 

Fabrício Sousa, Gerente Sênior de Projetos da Porsche Consulting.
"O que pode ser digital vai ser digital"
Em sua apresentação, Fabrício fala sobre a transformação digital nos negócios e como as empresas podem melhorar seus processos industriais através da digitalização, mostrando qual o melhor caminho para definir um fluxo de trabalho e se tornar uma empresa conectada e inteligente.
Como fazer a indústria 4.0 virar realidade? Segundo Fabrício, existem 4 pilares para iniciar este processo dentro de qualquer empresa: digitalização, conexão, interação e automatização.

 


 

Luiz Fernando Gonçalves, Engenheiro de Aplicações da SKA.
“Trabalhar de forma inteligente e integrada”
Luiz, mostra uma forma muito simples de como a Indústria 4.0 pode ser aplicada, através de um modelo comum de empresas. Como iniciar o projeto e terminar ele de forma conectada, integrando todas as áreas, e como isso impacta na gestão de projetos e no fluxo de caixa da empresa.

 


 

Ricardo Fernandes, Coordenador de Engenharia da Erzinger.
“Aprender com o erro é importante”
O Coordenador de Engenharia da Erzinger, fala sobre como foi a transição da Erzinger da era "2D e prancheta" para uma fase totalmente integrada.
Ricardo traz a experiência com os sistemas da empresa, destacando a trajetória em busca da integração e quais os principais cuidados que uma empresa que está no mesmo caminho deve ter. Ainda fala sobre a próxima jornada da Erzinger, que já está traçada: integrar o desenvolvimento de projetos, o desenvolvimento de engenharia, com a gestão de projetos.

 


 

Marcelo Hendler, Gerente Técnico LATAM da Dassault Systèmes SOLIDWORKS.
“SOLIDWORKS está em todo lugar”
Hendler apresenta o que vem por aí no SOLIDWORKS para as empresas brasileiras. Uma das tendências reveladas na apresentação é o investimento em internet das coisas. “Fazer com que os dispositivos conectados de vocês saiam corretos de primeira, fazendo todos os testes e validações dentro do SOLIDWORKS”. Além da internet das coisas, a realidade virtual também está no futuro do software.
Isso tudo alinhado à flexibilidade, que é a grande estratégia para o futuro: trabalhos na nuvem e em browser.

 


 

Celso Morassi, Supervisor do Design Center Latam da Fiat Chrysler Automóveis.
“Maior chance de escolha, em um tempo menor”
Em sua apresentação, Celso mostra como a impressão 3D está revolucionando a fábrica da Fiat e como seus processos de fabricação estão se adaptando à quarta revolução Industrial. As peças que antes eram feitas de gesso, em um processo manual e demorado, hoje são impressas, trazendo agilidade e mais opções para o design da empresa. Além de revolucionar a fábrica, a FIAT também levou a impressão 3D para um projeto cultural, dando a oportunidade de deficientes visuais ‘enxergarem’ prédios históricos a partir de miniaturas impressas.

 


 

Adriano Tavares, Engenheiro de Aplicações da SKA.
"É hora de produzir, as máquinas estão ansiosas para poder soltar peças"
Em sua apresentação, Adriano fala sobre como estamos mudando a maneira como produzimos nossos produtos. Trouxe como exemplo o carro mais tecnológico que a FIAT já produziu no Brasil. E lançou o desafio: Mas como vender esse produto, se ele ainda é um carro? É aí que entra a Inteligente Industrial, que é a nossa capacidade de produzir produtos de maneira diferente e customizada. São os sistemas trabalhando a nosso favor. "Enquanto nós estamos automatizando processos, nossas máquinas estão trabalhando produzindo nossas peças".

 


 

Dirceu Deitos, Gerente de Produção da Irwin.
“O importante é a informação e é em cima delas que precisamos trabalhar”
Segurança, qualidade, entrega, custos. Estes são os quatro pilares da Irwin e em cima deles que a empresa busca melhoria contínua.
Dirceu mostra em sua apresentação a evolução do controle do chão de fábrica, desde a planilha manual até o sistema MES, destacando não só o projeto, mas toda mudança cultural que precisou ser feita junto aos colaboradores. Com isso, cada fábrica tem autonomia e define quais os dados que são importantes de monitorar.