Viecelli

Viecelli Móveis: Acelerando a customização de móveis sob medida com SolidWorks

Referência no Brasil como fabricante de móveis sob medida e displays de ponto de venda para uso em varejo e lojas especializadas, a empresa Viecelli Móveis Ltda fornece os seus próprios serviços de arquitetura, design e manufatura, e trabalha com os principais arquitetos e empresas de arquitetura. Até 2011, a Viecelli Móveis usava o software de desenho AutoCAD 2D para desenvolver e fabricar seus produtos de mobiliário personalizado. O aumento da demanda por prazos de entrega mais rápidos levou a empresa a avaliar soluções de desenvolvimento do produto em 3D. "Nosso principal desafio era acelerar o ciclo de projeto. Queríamos integrar dados de projeto 3D com nossos processos de negócio”, explica o proprietário e gerente de Engenharia da empresa, Anderson Viecelli. 
 
Economia de tempo e dinheiro: melhorando a qualidade
 
Desde a implementação do SolidWorks, fornecido pela SKA, a Viecelli Móveis otimizou o tempo de entrega do produto para o mercado em 50% e reduziu o tempo da confecção do projeto em 30%. Já os custos com desenvolvimento de produto caíram em 20%. Além disso, a empresa diminuiu em 50% o seu retrabalho com as peças. A empresa adquiriu o SolidWorks Professional pela facilidade de uso e por oferecer a flexibilidade necessária para a integração com o sistema ERP da fábrica.  “Nós conseguimos integrar o SolidWorks com o nosso sistema de ERP e nossos projetistas só têm que se preocupar em trabalhar no projeto. É muito mais fácil de visualizar e modelar os projetos com o SolidWorks. Estamos conseguindo automatizar a fabricação, empregando técnicas MBD (Model Based Definition - ferramenta do SolidWorks que define as informações de manufatura do produto no ambiente 3D do SolidWorks, sem precisar de desenho em 2D)”, afirma Anderson. Com o SolidWorks, a Viecelli Móveis consegue entregar os móveis de uma loja inteira no período de 10 a 15 dias.
 
Tecnologia Mobile
A Viecelli Móveis utiliza os arquivos do SolidWorks eDrawings para facilitar a integração dos dados do projeto com o sistema ERP da empresa. Essa integração possibilita o uso da tecnologia móvel tablet para acesso e para a visualização de informações de projeto, tanto interna como externamente. A empresa atualmente usa tablets para acessar eDrawings por meio de seu sistema de ERP e tem planos de usar o eDrawings para iPad. "Nós estamos tentando não fazer mais o uso de papel e a integração do eDrawings com o nosso sistema de ERP nos permite atingir esse meta", diz Viecelli. "Todos os envolvidos com o desenvolvimento de produto, desde o projeto conceitual de engenharia até a fabricação e montagem, podem visualizar o processo como um todo a partir do  eDrawings. Isso melhora a qualidade e aumenta a produtividade”, diz Viecelli.
<< Mais clientes