As vantagens de se tornar uma fábrica 4.0

Nada menos que 90% das empresas não têm uma estratégia digital. De acordo com um relatório da empresa de consultoria estratégica alemã, Roland Berger. Hoje, no entanto, essas barreiras podem e devem ser salvas, especialmente agora que a quarta revolução industrial está aqui. É imparável e não há como voltar atrás. Se você resistir à mudança, estará fora do mercado.

Antes que as vantagens desse processo em qualquer planta industrial sejam detalhadas, você sabe o que é essa transformação digital? É a conexão abrangente de máquinas, peças e processos com outros colaboradores e com o cliente. Essa conectividade mostrará a demanda e as necessidades de produção e potência em tempo real, para que as decisões possam ser tomadas mais rapidamente. As empresas podem obter melhor desempenho de suas fábricas e, consequentemente, economizar.

Dito isto, estes são os benefícios da aplicação de inovações disruptivas em sua fábrica:

Otimize a produção: Através da sensorização, análise avançada e gerenciamento de dados, inteligência artificial e a Internet das Coisas, a conexão dos processos pode ser levada para outro nível. Um software processa dados em tempo real e fornece informações sobre pedidos, estoque e disponibilidade da máquina com uma capacidade preditiva que reduz erros, encurta prazos e facilita a tomada de decisões. Isso é sinônimo de redução de custos. 

Lealdade: Além da produção, a digitalização tem um duplo impacto positivo no seu público. Por um lado, facilita a comunicação com os clientes, encomenda personalização e entrega rápida; por outro, melhora a imagem da sua empresa e aumenta a visibilidade.

Talento: Os trabalhadores de hoje não são mais leais a uma empresa. Eles não se importam de mudar.  Eles querem novas experiências que lhes permitam crescer profissionalmente. Eles também são nativos digitais. Eles valorizam bem-estar, flexibilidade de trabalho e possibilidades de treinamento. Porque esta quarta revolução industrial exige aprendizado contínuo para se adaptar às novas posições que surgem com a digitalização. Digitalização que atua como um ímã para reter e atrair talentos. 

Como mencionado no início, se o valor agregado gerado por todas essas mudanças disruptivas for adicionado, sua empresa crescerá. Segundo a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), as empresas digitalizadas são 10% mais produtivas, as exportações duplicam e dobram a criação de empregos. Embora o acesso à tecnologia esteja agora democratizado e seu custo não seja mais alto, é cada vez mais importante buscar parceiros confiáveis para oferecer um serviço mais abrangente e completo. Independentemente do tamanho da sua empresa, você precisa de colaboradores para desenvolver e implementar a tecnologia necessária para lidar com a transformação digital.

Saber como escolher o parceiro ou parceiros certos é crucial. Esse é um dos grandes desafios, que também exige uma mudança cultural e organizacional. Portanto, não deixe o trem da Indústria 4.0 escapar - busque ajuda de quem já embarcou e tenha a experiência necessária para garantir que sua fábrica não esteja fora do jogo. Em um mundo onde o turismo, as telecomunicações e o setor bancário já estão experimentando uma verdadeira revolução digital, e onde somente aqueles que se adaptarem vencerão, agora cabe à indústria dar um passo à frente.

Artigo escrito pelo CEO da Lantek - Alberto Martínez

Saiba mais no Guia Definitivo da Indústria 4.0