Startup dos EUA adota prototipagem rápida da Studio System para reduzir em 25% o tempo de desenvolvimento de produto

A Lumenium é uma startup da Virginia, nos EUA, que desenvolve projetos inovadores de motores de combustão. Atualmente, estão trabalhando em um projeto novo e totalmente singular, para produção de combustão interna, a partir de um motor pequeno e mais leve, que consome menos combustível e produz menos emissões.

A prototipagem rápida é essencial para startups. Para a Lumenium, a capacidade de iterar rapidamente tem um impacto importante e direto no tempo de lançamento de um produto no mercado e no desempenho do motor. Hoje a Lumenium usa uma máquina CNC e eletroerosão a fio para fazer peças de protótipos. Porém, o processo é relativamente demorado e caro. Por conta disso, a startup está buscando uma abordagem mais rápida e econômica para a prototipagem de peças dentro da montagem do motor.

As peças dentro do motor IDAR devem suportar o calor extremo e a tensão inerentes à operação do motor de combustão interna. Cada componente do motor deve atender a requisitos específicos, incluindo alta precisão dimensional, resistência sob cargas dinâmicas e baixa expansão térmica. 

Além disso, o peso de cada peça é uma consideração importante para a densidade e eficiência geral de energia. A manufatura aditiva permite que a Lumenium atenda a esses requisitos e lide com geometrias de peças complexas - como canais internos de resfriamento para melhorar o desempenho do motor. Com a Studio System, a Lumenium pode trazer a tecnologia da manufatura aditiva para o seu ambiente de trabalho de engenharia, desenvolvendo prototipagem funcional e uma iteração de projeto mais rápida.

Webinar: A nova forma de produzir com a impressão 3D em metal