SKA lança primeiro App de MES do Brasil integrado ao comando de máquinas da Okuma

Um aplicativo MES integrado ao comando de máquinas da Okuma, focado em detectar o status da máquina e indicar os motivos caso ela esteja parada. A novidade foi apresentada pela SKA no estande da Okuma, durante Mercopar, em Caxias do Sul, entre os dias 3 e 6 de outubro.

O grande diferencial do aplicativo é que ele roda dentro do comando da máquina, sem a necessidade de um terminal acoplado. A SKA já contava com a integração nas máquinas da Okuma utilizando o protocolo MT Connect. O aplicativo traz informações ainda mais específicas e detalhadas sobre a utilização das máquinas. Adriano Nunes, Analista de Processos da Fortuna Indústria e Comércio, esteve no estande conhecendo a novidade. Ele destacou benefícios como “dados em tempo real e a possibilidade de não precisar investir em um terminal, tampouco em sua manutenção”, argumentou.  

O aplicativo é uma extensão do Syneco, nova geração de tecnologia MES com uma interface flexível para Coleta, Comunicação e Colaboração. Resposta que a SKA traz para o mercado, através de uma nova geração de tecnologia para suportar processos cada vez mais complexos e dinâmicos.

Com interface gráfica interativa, moderna e fácil de usar, a nova tecnologia oferece design responsivo e a possibilidade de coletar e acessar os dados em qualquer dispositivo, local e a qualquer hora. Além disso, possui múltiplas fontes de dados para criar relatórios usando recursos como "arrastar e soltar", sem a necessidade de programação ou consultas SQL complexas. 

Segundo Ronaldo Moreira, Applications Engineering Supervisor da Okuma Latino America, a Okuma já vem utilizando monitoramento remoto em algumas empresas fora do Brasil. “Incentivamos a utilização desta tecnologia, que permite ao cliente saber à distância como está o nível de utilização das suas máquinas e detectar problemas que afetam a produtividade. Os comandos atuais da Okuma ao mesmo tempo que controlam as máquinas, disponibilizam várias informações que podem ser coletadas com aplicativos como o Syneco, permitindo os clientes terem vantagens competitivas com análises afinadas dos dados e tomadas de decisão assertivas", afirma ele.

O CEO da SKA, Siegfried Koelln, participou em setembro da EMO Hannover 2017, na Alemanha, uma das maiores feiras mundiais de inovação no setor de máquinas-ferramenta.  “Essa é a tendência que vemos em fábricas da Europa, um chão de fábrica com máquinas interconectadas, conversando e trocando informações entre si, identificando defeitos e fazendo correções sem precisar de um dispositivo externo. O Brasil perdeu espaço e para que as empresas se insiram no mercado mundial precisam correr, investindo em soluções que vão além do que se tinha até então”, afirma Siegfried.