SKA e Instituto SENAI de Inovação firmam acordo de cooperação tecnológica

Novas instalações do Instituto em Joinville, Santa Catarina, vão disponibilizar para indústria e academia tecnologias que compõe uma solução abrangente para a Indústria 4.0

O SENAI de Joinville, Santa Catarina, foi escolhido como referência nacional nas áreas de sistemas de manufatura e processamento a laser e uma das visões de trabalho será a Manufatura sem Papel, onde estarão as tecnologias da SKA.  Estão previstas licenças de SOLIDWORKS para desenvolvimento de produto, simulação, validação e gerenciamento de projetos, além de licenças de WorkNC, para usinagem de moldes e matrizes em 3 e 5 eixos simultâneos. As soluções estarão disponíveis para a indústria e comunidade acadêmica a partir de fevereiro. O próximo passo será a implantação do sistema MES da SKA para coleta e compartilhamento de dados em tempo real, em todas as máquinas do Instituto. A Manufatura sem Papel é um dos conceitos-chave da Indústria 4.0, onde o compartilhamento de informações de forma conectada e automática entre fábrica, setor de programação da manufatura e engenharia, gera um fluxo de informações muito mais seguro e preciso dentro da empresa, fazendo com que a fábrica deixe de ser uma ilha.  

Segundo o Coordenador de Inovação do Instituto da Indústria, Ariel Paulo Rezende, o Instituto é uma vitrine e poder trabalhar com os conceitos de Manufatura Avançada, e nesse caso a manufatura sem Papel é uma grande oportunidade, que possibilita as empresas visualizarem, de fato, como isso funciona e quais os passos para elas implementarem essa tecnologia. “Muitas empresas pensam em como adaptar essas novas tecnologias que estão surgindo a sua realidade, pois trata-se de um conceito novo. Nosso papel é oferecer tecnologias de ponta para que as empresas idealizem, desenvolvam e criem protótipos dos seus novos produtos aqui conosco, sem medo de arriscar, e sim, inovar”, afirma Ariel, lembrando do exemplo da Embraco, que atualmente possui um dos braços do desenvolvimento de um novo negócio alocado no Instituto.

Os institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser estão operando em nova sede desde o final do ano passado em Joinville, Santa Catarina. As instalações contam com tecnologias de ponta e estão distribuídas em uma infraestrutura moderna, com laboratório aberto, salas de aula, salas de pesquisa e salas das indústrias, onde as empresas podem desenvolver seus projetos de pesquisa. Segundo André Marcon Zanatta, Diretor do Instituto SENAI de Inovação, o Instituto de Sistemas de Manufatura trabalha com três plataformas, focadas no desenvolvimento de máquinas e produtos, materiais e processos de usinagem. Já o Instituto de Processamento a Laser trabalha com plataformas focadas em manufatura aditiva, cortes e soldagem e texturização de superfícies.

O Instituto SENAI de Inovação promove conexão entre indústrias que investem em pesquisa, com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva. “Entregamos para a comunidade industrial o que há de mais novo no mundo na área tecnológica conectada com a Indústria 4.0. Já temos mais de 50 projetos de pesquisa em andamento, de uma carteira de clientes bastante significativa”, afirma Mauricio Pauletti, Diretor Técnico do SENAI SC.

"Nossa parceria visa incentivar a inovação tecnológica do Instituto e contribuir para que o meio acadêmico e a indústria se conscientizem de que o desenvolvimento tecnológico só é possível se houver uma maior capacitação individual”, afirma Siegfried Koelln, Diretor da SKA. Sobre a linha de trabalho que o Instituto SENAI de Inovação pretende seguir, através do conceito de Manufatura sem papel, Sieg complementa. "Essa é a tendência que vemos em fábricas da Europa, um chão de fábrica com máquinas interconectadas, conversando e trocando informações entre si, identificando defeitos e fazendo correções sem precisar de um dispositivo externo. A indústria brasileira possui grande potencial para se inserir no mercado mundial e o caminho é investir em soluções que vão além do que se tinha até então”.