Por que o gerenciamento de dados é importante?

Para operar de forma eficiente, os fabricantes devem não apenas gerenciar efetivamente os ativos (pessoas, IP, sistemas técnicos, equipamentos de produção e redes de distribuição), mas também seu recurso mais valioso: a enorme quantidade de dados armazenados em seus departamentos, bancos de dados e sistemas. Embora a maioria das empresas reconheça os benefícios do gerenciamento, mineração e uso de dados para melhorar a eficiência e alcançar uma vantagem competitiva, esses esforços concentraram-se amplamente no gerenciamento e aproveitamento de dados no nível departamental, não em toda a empresa.

Para enfrentar os desafios de gerenciar todos esses dados, bem como outros ativos, a SOLIDWORKS anunciou recentemente novas soluções de gerenciamento de dados distribuídos que permitem que usuários internos e externos acessem e editem os arquivos mais atualizados, incluindo listas de materiais (BOMs), cronogramas de projeto e processos, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com um navegador e conexão à Internet.

O SOLIDWORKS Manage combina a facilidade de uso e a interface familiar de Windows® Explorer do SOLIDWORKS PDM com recursos avançados que permitem que as equipes gerenciem cronogramas e recursos do projeto, processos de negócios complexos e gerenciamento avançado de itens. O SOLIDWORKS Manage se encaixa no lugar das ferramentas desconectadas e separadas que uma organização pode usar para gerenciar recursos e processos de engenharia. É compatível com muitas ferramentas existentes e trabalha para manter de forma mais eficiente e eficaz a integridade das informações corporativas.

Com o SOLIDWORKS Manage, você tem visibilidade sobre todos os projetos, permitindo que as organizações planejem, gerenciem recursos, conectem as entregas do projeto e monitorem o status até o nível da tarefa.

Vamos olhar rapidamente sobre os recursos do SolidWorks Manage:

Gestão de Projetos

O gerenciamento de tempo é um aspecto crucial do processo de desenvolvimento do produto e, embora existam muitas ferramentas disponíveis que podem lidar com estágios, cronogramas e etapas do projeto, elas tendem a ser aplicativos separados usados por muitas partes interessadas em uma organização. Como esses sistemas são separados, é muito difícil colaborar entre os aplicativos e associar dados e recursos de projeto ativos aos requisitos do projeto.

Com o SOLIDWORKS Manage e sua sólida integração com o SOLIDWORKS PDM, as organizações agora podem planejar cada etapa de um projeto, atribuir recursos e tarefas e anexar a documentação de engenharia necessária no mesmo ecossistema usado no projeto. Os recursos podem ser alocados para cada estágio de um projeto e as tarefas podem ser definidas e atribuídas às partes interessadas do projeto. Anexos podem ser adicionados a uma tarefa, incluindo arquivos CAD, documentos e itens sem arquivos associados a eles. Quando os usuários concluem seu trabalho, o progresso do projeto é atualizado automaticamente.

Gestão de Processos

Os sistemas de gerenciamento de dados, como o SOLIDWORKS PDM, possuem recursos de fluxo de trabalho eletrônico, principalmente focados na aprovação de documentos e alterações de engenharia, mas muitos fabricantes podem ter necessidades mais complexas para solicitações, pedidos e avisos de alteração de engenharia. Com os poderosos recursos de gerenciamento de processos do SOLIDWORKS Manage, você pode automatizar fluxos de trabalho críticos para minimizar erros e agilizar as aprovações.

Processos individuais são armazenados como um registro e os participantes autorizados têm acesso a informações associadas a esse processo. Itens, documentos e arquivos CAD podem ser anexados ao processo e as tarefas podem ser criadas automaticamente. Insights sobre o progresso podem ser visualizados de forma intuitiva, para que você saiba exatamente em que parte está no processo. As atividades são adicionadas usando o designer de processo, em um formato drag-n-drop, e podem ser conectadas para definir o caminho através da organização. Os estágios individuais podem ser configurados com usuários, condições de notificações ou tarefas que são acionadas automaticamente quando um estágio é iniciado ou finalizado.

Dashboards

No ambiente digital de hoje, é mais fácil do que nunca criar grandes quantidades de dados, mas acompanhar tudo isso pode ser um desafio. Para obter informações sobre todos esses dados, o SOLIDWORKS Manage fornece painéis totalmente personalizáveis para visualizar informações críticas em um formato fácil de consumir para melhor tomada de decisões.

Os painéis podem ser criados usando grids, medidores, gráficos e muito mais para capturar informações importantes sobre o que está acontecendo em seu departamento ou empresa. Esses elementos gráficos fazem referência aos seus dados, em tempo real, e fornecem acesso instantâneo aos principais indicadores de desempenho. Os painéis são totalmente personalizáveis e fornecem uma ampla variedade de controles para exibir seus dados em tempo real. Esses controles fazem referência aos campos de dados armazenados no SOLIDWORKS Manage e podem ser criados com a mesma facilidade de “arrastar e soltar”.

Gestão de Itens

O PDM é uma ótima ferramenta para manter o controle de arquivos CAD e criar uma lista de materiais de engenharia (BOM) a partir do seu projeto, mas nem tudo é modelado em CAD e normalmente há itens que precisam ser adicionados depois que o design é modelado. Itens como cola, peças de reposição, embalagem e documentação precisam ser contabilizados, assim como quantidades gerais quando os clientes solicitam unidades múltiplas.

Com a total integração do SOLIDWORKS Manage e SOLIDWORKS PDM, todos esses dados estão em um só lugar, sejam representados por um modelo CAD, documento ou itens de um banco de dados. Outras pessoas na organização podem criar um BOM no SOLIDWORKS Manage e aproveitar esse BOM fazendo referência ao assembly do SOLIDWORKS. Essa pode ser a base para criar uma lista técnica de produção, que pode conter arquivos, registros ou itens adicionais necessários para fabricar um produto.

O SOLIDWORKS Manage fornece uma abordagem de manufatura muito mais inteligente. Equipes interdisciplinares podem utilizar um sistema centralizado para criar, editar e comparar facilmente listas de materiais para vários estágios do processo de fabricação.

Veja mais sobre o SOLIDWORKS Manage no vídeo abaixo (em inglês):

 

 

Fonte: Blog da SOLIDWORKS