Plataforma 3DEXPERIENCE para engenharias com SOLIDWORKS

Nos últimos anos, a sinergia entre os produtos PLM da Dassault Systèmes, através da Plataforma 3DEXPERIENCE e o CAD da SolidWorks foi consolidada e transformada em uma ferramenta única para o mercado.

As engenharias têm se modernizado com novas ferramentas de desenvolvimento tridimensional, associando ferramentas PDM a elas. Uma vez que o volume de projetos aumenta, tende-se a aumentar a equipe de desenvolvimento e pesquisa, volume de arquivos e variações de produtos disponíveis a comercialização. Tendo a linha de produtos um aumento contínuo, surgem dúvidas em como gerir a variação de produtos e disponível para ser desenvolvido e entregue a clientes.

Dar um passo adiante seria a utilização de ferramentas como a plataforma 3DEXPERIENCE, um PLM consolidado no mercado, onde toda a categorização do portfólio da empresa traz uma transparência a todos os níveis da corporação. Através dela seriam vistos todo tipo de variação de produto como variações, opções de adequação a mercado consumidor, relacionamento a atendimento de normas e evoluções de produto. Ao consolidar a administração das cadeias de produtos, os envolvidos da corporação terão acessos as linhas de produtos conforme a unidade de negócio na qual eles são associados, simplificando o entendimento sistêmico dos itens e suas unidades de negócio.

Sem a conexão das soluções das ferramentas CAD e PLM, a administração de projetos pode se tornar algo frustrante, onde não seremos aptos a responder perguntas relacionadas a progressão de projetos. Somente com uma aplicação correta, será possível fazer o balanceamento correto de cargas de trabalho de projetistas, levantamento de tarefas disponíveis a cada membro da equipe, assim como a especificação dos entregáveis a cada etapa do desenvolvimento.

Além de sair da administração dos projetos, através da plataforma 3DEXPERIENCE passa-se a encontrar ferramentas para resolver problemas comuns em engenharias de processos como a decomposição de produtos de engenharia em uma lista de manufatura, planejamentos de sequenciamento de processos, balanceamento de linhas de produção, programação de robôs e máquinas operatrizes. Normalmente, processos como estes são operados em ferramentas desconexas ao ambiente de projeto de trabalho, causando uma série de erros como falta de componentes em documentações, programação desatualizada destinada a aplicação em equipamentos instalados.

Com as ferramentas Dassault Systèmes, o SolidWorks terá o seu alcance aumentado, permitindo de se comunicar com os outros setores de sua empresa através de diversos tipos de listas. Muitas vezes a idealização de produto proposto pela equipe da engenharia não seguem as lógicas da equipe de montagem, processos de manutenção ou possíveis variações de produtos conforme a origem da manufatura. O SolidWorks continuará gerando a sua lista de itens de produtos, mas com as ferramentas corretas novas áreas do processo produtivo farão uso delas e as adaptarão conforme a realidade da equipe.

Aqui no link você encontra mais detalhes sobre a Plataforma 3DEXPERIENCE.