quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Institucional O que esperar do SOLIDWORKS World 2018? Parte 2

O que esperar do SOLIDWORKS World 2018? Parte 2

0

 

Por José Filipe Trilha de Carvalho
Engenheiro da Área Técnica na SKA

 

 

Esse ano vou apresentar no SOLIDWORKS World 2018 dois casos muito interessantes na área de engenharia estrutural, onde a aplicação das ferramentas de simulação numérica presente no SOLIDWORKS é colocada em prova em casos reais de engenharia, onde a falha por fadiga de componentes é investigada tanto em laboratório, como através de dados reais de campo. Realmente é algo inédito e bastante estimulante para os engenheiros que gostam de alinhar a teoria com a prática.

No caso da empresa Semil, eles conseguiram eliminar a falha de um dos componentes por fadiga, resultando em uma vida à fadiga em torno de 2 a 3 vezes maior que o projeto inicial. No caso da Traumec, eles conseguiram representar um ensaio de fadiga realizado em laboratório em um componente fabricado em Titânio, reduzindo a necessidade de novos ensaios, os quais levavam muito tempo e apresentavam um custo bastante elevado para a empresa. Isso resultou em mais tempo para a engenharia antever e simular diferentes questões de projeto.  

Estou ansioso para mostrar os estudos realizados com o SOLIDWORKS Simulation. É uma grande oportunidade para mostrar casos de sucesso da solução. Vou estar ao lado do Jose Pereiras (SOLIDWORKS – Territory Technical Senior Manager LATAM, Chile) e de Mauro la Pietra (Engineering Manager Argentine Trains, Argentina).

Esse é o terceiro ano que vou para o SWW. Já estive em outros dois eventos do SWW, em San Diego 2014 e Los Angeles 2017, onde recebi a premiação de Elite Application Engineer. O evento tem essa característica de conseguir reunir em quatro dias tudo o que há de mais novo e moderno para desenvolvimento de produto e soluções inteligentes e tecnológicas para diversas áreas da engenharia. Com certeza vamos voltar com uma grande bagagem para dividir com nossas empresas aqui no Brasil.

A foto abaixo foi tirada logo após a premiação do SOLIDWORKS World 2017, no Los Angeles Convention Center (LACC). Eu e Maicon Boettcher, também da SKA, recém tínhamos recebido nossos prêmios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui