Médicos e empresários de tecnologia se reúnem em São Paulo para falar de Indústria 4.0 na Medicina

Evento foi realizado no CIESP, em Rio Claro/SP, nos dias 7 e 8 de novembro.

A Indústria 4.0 está mudando a forma de operação de todas as cadeias produtivas e isso inclui também o segmento da saúde. A mudança na forma de fabricar e entregar produtos demanda urgência nas discussões sobre como esse novo conceito pode trazer benefícios também para a Medicina. Novas tecnologias surgem para suportar técnicas cada vez mais complexas no que diz respeito a instrumentais para operações e próteses ortopédicas. Uma delas é a tecnologia de impressão 3D.

Pensando nisso, o CIESP Rio Claro/SP promoveu o 1º Seminário da Indústria 4.0 - Setor Cirúrgico Ortopédico, que reuniu médicos, empresários e profissionais da área para a troca de experiências e demonstrações práticas de novas técnicas e abordagens para o setor, entre elas a tecnologia de impressão 3D.  Vale lembrar que em Rio Claro estão situadas as principais empresas de próteses do Estado de São Paulo.

Entre palestrantes e expositores, estavam empresas de tecnologia como Hexagon, Pollux e a própria SKA, que contribuiu com o Painel Virtualização de Projetos e Processos na Indústria Médica 4.0.  “Já temos disponível hoje tecnologias que trabalham de forma conectada, desde projeto e validação, com a impressão 3D, até a produção, entregando informações precisas e em tempo real sobre o status produção para a tomada de decisões assertivas”, revela o ministrante do Painel, Rogério Dias, Engenheiro e Coordenador Técnico da SKA.

Outros assuntos também estiveram na pauta, como soluções para ferramentas de usinagem dedicadas à área médica, soluções em usinagem 5 eixos e robotização e digitalização da manufatura no Brasil.

Quer saber mais sobre Indústria 4.0? Acesse o Guia Definitivo da Indústria 4.0.

Fonte do vídeo: TV Claret.