Fator K: Quais valores eu uso?

Calcular o Fator K pode ser uma pedra no sapato para muitos projetistas, pois esse é um assunto que na maioria das vezes ainda gera dúvidas em como fazer da melhor forma. Aqueles que trabalham com o SOLIDWORKS podem projetar com o Fator K direto no software, pensando em como o fabricante vai dobrar a chapa, para não gerar problemas de tolerâncias. Caso o projetista não tenha essa preocupação com o Fator K, a peça não irá ficar do mesmo tamanho projetado.

O que faz o Fator K?

Ele corrige a planificação da chapa que varia de acordo com a espessura e o raio interno de dobra. Esse valor varia em função do processo de dobra dele e deve ser testado antes de se fabricar qualquer peça. Quando Fator K é selecionado como a tolerância da dobra, é possível especificar uma tabela de dobras de Fator K.

O Engenheiro de Aplicações da SKA, Alexandre Gonçalves, bolou um passo a passo de como calcular o Fator K no SOLIDWORKS, garantindo que a peça seja fabricada conforme projetada e que o processo de dobra da chapa não interfira no seu tamanho. Para baixar o artigo, basta preencher os dados abaixo.