Comitesinos escolhe Greendocs para fazer a gestão de dados da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

O Greendocs foi escolhido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) como plataforma para gestão e automação do fluxo de dados da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, formada por 32 municípios. A solução é desenvolvida pela W3K Tecnologia, empresa do Grupo SKA.

O projeto de suporte tecnológico ao controle das informações da Bacia – que levará o nome de Sinosfera - foi apresentado aos membros do Comitê em Plenária na última semana. O biólogo Fernando Soares, idealizador do Projeto e integrante do Comitesinos, afirma que a solução será de extrema importância para fazer a conexão de informações, que hoje acontece de forma manual, em uma planilha Excel.  “As bacias do Rio dos Sinos estão entre as mais estudadas dos país. Isso reflete em um banco de dados extenso e com o Greendocs vamos poder integrar de forma online essas informações e fazer as conexões necessárias entre os bancos de dados das bacias dos municípios. Geramos inteligência para a Bacia e agora queremos disponibilizar”, enfatiza.

Daniel Klafke, CEO da W3K, acredita que a solução vai garantir alguns benefícios para o Comitesinos, como poder avaliar ano a ano o desenvolvimento da malha hídrica, além da ferramenta possuir interface intuitiva e garantir customizações necessárias referentes à cada arquivo. “Fazer a gestão dos dados, gerar registro, guardá-lo e ter a sua rastreabilidade, além da confiabilidade da informação”, complementa.