quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Institucional Brasil: Rumo à Manufatura Avançada

Brasil: Rumo à Manufatura Avançada

0

O dia 18 de agosto foi marcado por mais uma etapa brasileira rumo à Manufatura Avançada. Na sede da Hexagon Manufacturing Intelligence em São Paulo, mais de 100 convidados se reuniram no Workshop sobre o tema, idealizado pela empresa e parceiros, como a SKA, Indústrias ROMI, Kuka Roboter e a Autentica Engenharia.

Wilson Amaral, Engenheiro de Aplicações da SKA, foi um dos palestrantes. Ele falou sobre Manufatura Aditiva para fabricação de protótipos, ferramentas, dispositivos e produtos na Indústria 4.0. Entre os outros temas apresentados, estavam o cenário da Indústria 4.0 no Brasil, as máquinas CNC flexíveis, os desafios da Manufatura Digital, a implantação da robótica colaborativa, a importância e colaboração das instituições de ensino, as impressões tridimensionais para a fabricação de produtos, além de componentes para a produção inteligente e os programas de incentivo e financiamento para a implantação da indústria 4.0.

Após as palestras, os convidados puderam ver pela segunda vez no mundo, a demonstração de uma célula trabalhando com conceitos de indústria 4.0. A SKA integrou sistemas para que fossem aplicados algumas metodologias pertinentes à 4.0, onde os clientes  puderam intervir diretamente em aspectos do produto via web ou no próprio evento. O produto que foi desenvolvido foi um suporte para garrafa de vinho.

A produção se adaptou automaticamente à solicitação do cliente. Foram usados critérios de capacidade em tempo real ( integração automatizada Strategy Manager Edgecam), além da virtualização do ambiente físico para Planejamento de percursos e Planejamento de Processos (Simulation SOLIDWORKS e Visualize), Modelamento 3D e Impressão de Dispositivos de Medição. Terminais inteligentes da NC Systems trabalharam de forma integrada em uma D800 da ROMI e também nas Máquinas de Medir por Coordenadas (CMM) , fazendo a coleta de dados automática das máquinas e apresentando todo o registro de produção na tela.

A implantação de terminais inteligentes no chão de fábrica é uma tendência da Indústria 4.0, através do conceito da Manufatura sem Papel, uma solução para as pilhas de papel com ordens de produção e desenhos de projetos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui