Bhio Supply compara investimento em solução CAM à aquisição de uma máquina nova

A Bhio Supply é a maior fabricante de instrumentos médicos para videocirurgia da América Latina. Com uma produção média de 25 mil peças/mês, a empresa tinha o desafio de aumentar a produtividade, mantendo os recursos que já possuía. Entre os desafios, estava a necessidade de superar a programação manual CNC e reduzir o tempo de setup de peças novas e complexas dos projetos, o que demandava muito tempo e impedia que outros produtos pudessem ser desenvolvidos sem aquisição de novas máquinas. A variedade de peças com geometrias complexas e rica em detalhes, um desafio na manufatura da indústria médica, também era outro ponto que precisava de atenção.

Investiram no Edgecam, tecnologia CAM fornecida pela SKA, para aumentar a capacidade adicional de produção de dois centros de usinagem (SKYBULL) e uma (DM5). Além disso, os processos de manufatura passaram a estar integrados com a engenharia e se tornaram mais seguros, pois passaram a ser analisados e simulados com foco em redução de tempo e segurança, sem a necessidade de ocupar os centros de usinagem para esses desenvolvimentos.

O Supervisor de Produção da Bhio Supply, Jeferson Scariott, afirma que embora existissem todos esses desafios, a empresa conseguiu alcançar o seu principal objetivo, atingindo a média de 40% de redução no tempo de liberação para novos processos de produção. “A adoção do Edgecam foi como se comprássemos um novo centro de usinagem”, afirma.

Um exemplo de processo desenvolvido com o Edgecam é o caso de “ponteira”, uma peça que integra pinças cirúrgicas, que é utilizada em praticamente todos os instrumentos desenvolvidos e fabricados pela Bhio Supply. “Esse item que era programado de forma manual, e com o Edgecam, conseguimos reduzir o tempo de usinagem de 9min32seg para 4min30seg. Também conseguimos prever o componente antes de usina-lo e corrigir os possíveis erros de produção já na tela do software. Outro exemplo aplicado é no processo de peças que envolvam fresamento articulado. Reduzimos de 67 para 46 minutos. Hoje posso dizer que elevamos nossos índices de acertos, uma produção mais rápida, segura e eficaz”, diz Jeferson.

Como referência na América Latina na fabricação de instrumentos cirúrgicos, a Bhio Supply tem o desafio de lançar produtos em tempo ágil para se manter competitiva. O Edgecam unifica os processos, permitindo que a manufatura seja levada em consideração já no desenvolvimento do produto. Este procedimento está totalmente alinhado com a necessidade de integrar sistemas e melhor uso dos recursos já existentes da empresa. “A Bhio Supply acompanha a inovação do mercado e aplica isso em seus produtos. Mas sentíamos também a necessidade de trazer essa inovação para dentro da fábrica, em nossos processos, pois entendemos que isso nos torna ainda mais competitivos”, afirma Jeferson.